FGTS bloqueado na Caixa? Siga este guia e resgate seu dinheiro; saiba mais
06/11/2023 às 20h10
FGTS inacessível? Descubra como desbloquear seu fundo na Caixa e obtenha seu dinheiro
Em um cenário de adversidades econômicas, seja devido a crises de saúde global ou imprevistos pessoais, trabalhadores do Brasil têm buscado meios de acesso a fundos de emergência. Uma das opções é o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que, sob certas circunstâncias, pode estar inacessível devido a bloqueios feitos pela Caixa Econômica Federal.
+ Corte no Bolsa Família em novembro: descubra a razão e as datas de pagamento
O FGTS tem o propósito de funcionar como um suporte financeiro em momentos críticos para indivíduos com contrato de trabalho formal. As condições para retirada incluem situações como término de contrato sem justa causa, enfermidades graves, aposentadoria, situações de desastres naturais, aquisição de imóvel próprio e a opção pelo saque-aniversário.
Sobre o saque-aniversário
Esta modalidade permite a retirada anual de uma porção do saldo do FGTS no mês de nascimento do beneficiário. Várias entidades bancárias, incluindo a Caixa, podem oferecer a antecipação destes valores, transformando-o em uma linha de crédito vantajosa para quem necessita de recursos imediatos.
+ Mano Menezes enxerga problemas no Corinthians após derrota e dispara: “Temos que competir”
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Desbloqueio do FGTS
Para acessar o FGTS bloqueado, é possível requerer a antecipação do saque-aniversário através de bancos que disponibilizam tal serviço, inclusive a Caixa Econômica Federal. Esta forma de crédito se caracteriza pelo desconto das parcelas diretamente do saldo do FGTS, refletindo em juros reduzidos em comparação a outras modalidades de crédito.
+ Situação confirmada: Notícia sobre Antony no Flamengo deixa torcedores agitados
O pagamento ao banco é automático, vindo da conta do FGTS na data do saque-aniversário, sem necessidade de preocupações adicionais por parte do trabalhador.
Antecipação do saque-aniversário pela Caixa
A Caixa oferece a possibilidade de antecipar até cinco anos do saque-aniversário, com a condição de que o montante do empréstimo seja no mínimo R$ 500. Além disso, é preciso que as parcelas de retirada anual tenham um valor mínimo estabelecido, garantindo a viabilidade da operação.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.