Farmácia Popular CHOCA e acrescenta novo item na lista gratuita

Farmácia Popular CHOCA e acrescenta novo item na lista de produtos gratuitos; veja

18/01/2024 às 18h02

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Lula (Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco)

Idealizada pelo Governo Federal, a proposta da Farmácia Popular possibilita que inúmeros cidadãos brasileiros obtenham acesso gratuito a medicamentos. Recentemente, uma adição significativa foi introduzida no programa: os absorventes higiênicos, os quais agora podem ser adquiridos sem custo em farmácias.

Essa distribuição será conduzida por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, uma iniciativa estabelecida pelo Governo Federal em 2023. A administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se empenhado na promoção da dignidade menstrual, disponibilizando absorventes de maneira gratuita para aqueles que não têm condições de arcar com os custos desses itens.

Alexandre Pato tem sua fortuna exposta e surpreende por ser um dos mais ricos do mundo (aaronturatv.com.br)

Beneficiários do Bolsa Família recebem remédio gratuitos na Farmácia Popular (Imagem Reprodução Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)

Beneficiários do Bolsa Família recebem remédio gratuitos na Farmácia Popular (Imagem Reprodução Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)

Veja como requisitar absorventes gratuitos pela Farmácia Popular:

Da mesma forma que ocorre com os medicamentos oferecidos pelo programa, é necessário possuir uma prescrição médica para adquirir os absorventes;
Nesse contexto, a cidadã interessada no novo benefício deve procurar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) para fazer a solicitação;
Em algumas unidades pelo Brasil, esses itens já estão disponíveis, dispensando a necessidade de deslocamento até uma farmácia;
Entretanto, nos locais onde isso não é viável, a mulher pode obter uma receita;
Esse documento será válido em farmácias que participam do programa do Governo Federal;
Na farmácia, ela deverá apresentar a receita para retirar o item gratuitamente;
Outros produtos, como fraldas geriátricas e anticoncepcionais, também estão acessíveis por meio do programa;
Junto com a receita, será necessário apresentar um documento de identificação com CPF para efetuar a retirada;
No momento da solicitação, a mulher pode solicitar que a receita tenha validade superior a um mês;
Assim, ela conseguirá retirar itens suficientes para um período mais extenso, evitando a necessidade de deslocamento mensal até uma farmácia.

LEIA TAMBÉM:

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.