Fantástico alega sofrer censura em matéria sobre Luva de Pedreiro

04/07/2022 às 11h40

Por: Felipe Cicuti
Imagem PreCarregada
Poliana Abritta teve que voltar correndo para apresentar o Fantástico (Foto: Reprodução)

O Fantástico, da Globo, deste domingo (3), exibiu uma reportagem de dez minutos cobre Luva de Pedreiro, influenciador baiano envolvido em uma enorme polêmica com seu ex-empresário ao longe da semana. Contudo, o programa global recebeu uma notificação judicial impedindo a equipe de transmitir alguns trechos da matéria, os quais poderiam fomentar discursos de ódio contra Alan Silva Jesus, que gerenciava a carreira de Luva.

Silvia Poppovic faz desabafo emocionante e expõe luta contra o câncer: “Uma notícia difícil”

Em posicionamento anunciado por Poliana Abritta, ela explicou o que foi dito pela juíza, pedindo o sigilo das informações e declarando impedimento de divulgação da trechos que poderiam constranger o ex-empresário. A âncora do programa destaca que discursos de ódio não são toleráveis e que o canal não compactua com essa prática. “Ameaças são inaceitáveis em qualquer situação e quem as pratica está sujeito a consequências legais. Divergências sobre questões contratuais devem ser decididas pelo Poder Judiciário, responsável pela aplicação da lei, a relação entre as partes”, leu Poliana.

Logo em seguida, a jornalista destaca a censura aplicada à reportagem e manifesta como a magistrada feriu a liberdade de imprensa, garantida na Constituição. Além disso, ressalta a importância do acesso a informação garantido a todos os brasileiros:

Luva de Pedreiro, influenciador baiano que alega ter sido explorado por empresário, Foto: Reprodução/Internet

Luva de Pedreiro, influenciador baiano que alega ter sido explorado por empresário, Foto: Reprodução/Internet

“O jornalismo apura com isenção todos os lados da notícia e produz conhecimento sobre os fatos. É direito da sociedade ter acesso a todos os acontecimentos relevantes. A TV Globo entende que a liminar concedida viola a liberdade de imprensa e de expressão, pilares da democracia e protegidas pela Constituição Brasileira. Por isso, vai recorrer da decisão!”.

LEIA TAMBÉM:

Cara e Coragem: Anita fica sem saída e é obrigada a enfrentar caos terrível

Apesar disso, a emissora carioca não exibiu trechos que poderiam constranger ou envolver o ex-empresário em temas desagradáveis. Dessa forma, ao longo de dez minutos, o vídeo teve cortes, menos manifestações a respeito da polêmica e uma abordagem mais vibrante sobre a trajetória do criador do bordão “Receba!”. “Em cumprimento à decisão judicial, a reportagem que vamos exibir agora não terá as informações vetadas pela liminar. Você vai ver como um jovem de 20 anos ficou famoso na Internet por falar de futebol de um jeito simples e muito cativante”, finalizou.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.