165 mil famílias estão prestes a perder importante benefício federal

Atenção: 165 mil famílias estão prestes a perder importante benefício do governo

17/08/2023 às 22h09

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Governo Federal promove mutirão para renegociação de dívidas (Imagem Reprodução Internet)

Preste muita atenção para não perder o benefício federal

O governo da Bahia divulgou uma notícia que acabou pegando muitos brasileiros de surpresa. Segundo comunicado liberado, cerca de 165 mil famílias podem perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com ela, os cidadãos conseguem descontos de até 100% no valor da conta de luz.

As famílias podem perder o recurso caso não atualizem a situação cadastral junto à Neoenergia Coelba, que é fornecedora responsável pela distribuição de energia no estado baiano. Para poder garantir que o benefício continue sendo ofertado, é necessário que o titular da conta atualize os seus dados cadastrais que são solicitados pela empresa.

+ Oferta de 50 milhões: Gigante clube europeu prepara proposta para fechar com ‘xodó’ de Dorival Jr

Vale dizer que a TSEE é disponibilizada para grupos de baixa renda, além das comunidades quilombolas e indígenas. A tarifa, vale dizer, foi criada no ano de 2002 por meio da Lei nº 10.438. No ano de 2010, a Lei nº 12.212 e o Decreto nº 7.583 de 2011 acabou regulamentando a oferta do benefício em todo o Brasil.

Segundo a supervisora de Atendimento da Neoenergia Coelba, Ana Magali Santos, os clientes precisam estar com o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado para poder continuar recebendo o benefício. Para isso, é necessário regularizar a situação cadastral em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

LEIA TAMBÉM:

+ Foi decidido! Reforço de 36 Anos no Palmeiras é convocado por decisão de Leila Pereira

Assim, a própria empresa de energia vai realizar a atualização do cadastro de forma automática no sistema, porém, não existe um prazo para que a atualização ocorra, mas, a suspensão do benefício não vai ser tomada sem aviso, já que todas as famílias em risco vão receber a informação sobre a perda do TSEE em suas faturas.

O desconto é concedido para os primeiros 220 kwh consumidos pelos grupos em suas casas. Os descontos vão ser de até 65% para as famílias de baixa renda inscritas no Cadúnico e de até 100% para os indígenas e quilombolas.

Tarifa Social permite pessoas a ter desconto na conta de luz (Imagem Reprodução Internet)

Tarifa Social permite pessoas a ter desconto na conta de luz (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.