FIM DA LINHA

Falência: O triste fim de emissora de TV aberta ao ter sinal tomado por outra após 20 anos

21/07/2024 às 11h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Falência TV aberta (Foto: Reprodução / Canva)

Com anos de história no Brasil, a emissora de TV aberta acabou decretando o seu fim

No Brasil atualmente, podemos contar com grandes canais de TV aberta que se destacam em meio as suas programações de jornalismo e entretenimento. Porém, uma emissora em específico, acabou confirmando o seu adeus após 20 anos, decretando falência e vendo o seu sinal tomado por outra.

Estamos falando da TV Dourados, que era afiliada e gerava programas locais e era sucessora da TV Caiuás, que foi adquirida no final dos anos 80 pelo grupo Correio do Estado. Esse conglomerado de mídia, tinha jornais, emissoras de rádios e TVs na capital e interior de Mato Grosso do Sul.

Após a compra, a mesma mudou o nome para TV Dourados e a rede transmitida pela antiga emissora, que era a Rede Bandeirantes, passou a transmitir a programação do SBT. Já no ano de 1996, passando por uma crise financeira a TV Dourados foi colocada a venda e passou a ser controlada por outro grupo de mídia.

Já em 2001, novamente a venda, ela foi comprada pelo Missionário R.R. Soares líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. Vale destacar que o religioso é dono da RIT, emissora que exibe os programas evangélicos da Igreja da Graça.

Nesse período da aquisição da TV Dourados, foi feito o pedido ao Ministério das Comunicações para instalação de retransmissoras, que inclui as capitais Salvador, São Luís, Recife, Belém, Palmas, Cuiabá e Porto Velho e cidades do porte de Londrina (PR) e Volta Redonda (RJ).

LEIA TAMBÉM:

Emissora de TV teve sinal tomado por outra (Foto: Reprodução / TV Dourados)

Emissora de TV teve sinal tomado por outra (Foto: Reprodução / TV Dourados)

Porém, em 8 de junho de 2002, a emissora deixou o SBT e se tornou afiliada da RIT, exibindo a mesma programação evangélica da emissora do missionário R.R Soares. Com os seus estúdios principais localizados em São Paulo, no dia 25 de junho de 2002, Soares conseguiu a autorização do Ministério das Comunicações para instalar 27 retransmissoras da geradora de Dourados de acordo com informações da Folha de S. Paulo, do dia 29 de junho de 2002.

Em 31 de dezembro de 2002, a TV Dourados fechou as portas em definitivo para dar lugar à RIT Dourados em 1º de janeiro de 2003, onde segue atualmente como afiliada da mesma, que é a Rede Internacional de Televisão, que segue sob a administração do Missionário, famoso pelo programa Show Da Fé, exibido atualmente no horário nobre da Band em uma produção independente.

De uma programação local que transmitia os programas nacionais do SBT, a emissora de TV decretou falência e teve o seu sinal tomado pela RIT , após 20 anos como um canal convencional, sem cunho religioso.

Show da Fé de R.R. Soares faz Band perder um terço da audiência matinal, Foto: Reprodução/Internet

Show da Fé comandado por R.R. Soares (Foto: Reprodução / RIT)

QUAIS CANAIS DE TV TAMBÉM DECRETARAM FALÊNCIA NO BRASIL?

Reveja algumas memórias de canais brasileiros que encerraram suas atividades de acordo com informações do portal TV História:

  • TV Tupi. Período de atividade: 1950 – 1980;
  • TV Excelsior. Período de atividade: 1960 – 1970;
  • TV Manchete. Período de atividade: 1983 – 1999;
  • MTV Brasil. Período de atividade: 1990 – 2013;
  • TV Jovem Pan. Período de atividade: 1991 – 1995;
Falência de emissora de TV (Foto: Reprodução / Canva / Montagem HoraDoBenefício)

Falência de emissora de TV (Foto: Reprodução / Canva)

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.