AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
09/05/2024 às 7h30
Uma rede de supermercados deixou saudades ao fechar as portas de uma vez por todas. Com falência decretada, o conglomerado que era muito popular entre os moradores do Rio de Janeiro, e que conquistou até 7 estados brasileros, viu o fim chegar com lojas fechadas e demissão em massa, mas que deixou recordações na memória de quem frequentou as unidades.
+R$ 2 bilhões em dívidas, falência decretada e portas fechadas: O fim de 3 bancos populares após 93 anos
A grandiosa rede de supermercados que estamos nos referindo não é conhecida em todo o Brasil, mas faz parte da vida de muitos cariocas no passado, em espercífico, entre a décadade 1950 e 1990. Por mais de 40 anos, esteve tão presente na vida de muitos que hoje deixa uma sensação de nostalgia.
+INSS promove MUTIRÃO de atendimentos em prol de BENEFÍCIO fundamental a IDOSOS acima dos 65 ANOS; Entenda
A rede ‘Casas da Banha’, chamada de ‘CB’, foi fundada no ano de 1955 pelo empresário Climério Veloso – que também foi proprietário do Jornal dos Sports – e foi um sucesso tão estrondoso e com o crescimento avassalador que, ao final da década de 1970, passou por uma grande expansão em todo o Rio de Janeiro e que ganhou mais estados.
Essa expansão foi devido ao investimento da ‘Casas da Banha’ na compra de outras redes de supermercado, a ‘Ideal’ e ‘Merci’. Com isso, o nome da ‘CB’ (sigla do hipermercado) ficou ainda mais evidente e ganhou novas localizações. Durante anos, peças publicitárias animadas passavam nos comercias de TV, e muitos cariocas se recordam até hoje.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● Neto não contém a emoção e celebra gol de time brasileiro na Libertadores: ‘Sou apaixonado’
Vale destacar que a história da ‘Casas da Banha’ foi muito relevante, afinal de contas, eles foram os desbravadores no Brasil quando o assunto é hipermercado, pois abriram o primeiro dessa modalidade no país, algo que é tão comum na atualidade.
Na década de 1980, no auge da rede de supermercados, a marca ‘Casas da Banha’ contava com cerca de 224 lojas e que abrangiam 7 estados brasileiros, ou seja, foi muito além do Rio de Janeiro em sua história. As unidades chegaram a São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Bahia e Roraima.
No entanto, a década de 1990 não foi nada agradável para a marca de supermercados, pois no ano de 1991, a ‘Casas da Banha’ já demonstrava uma grande queda em seus bastidores. Naquele ano, a rede tinha apenas 9 mil empregados, sendo este número a metade do que havia na década anterior.
Com demissões em massa nos primeiros anos da década de 90, a ‘Casas da Banha’ vendeu cerca de 149 lojas das 224 que tinham. Algumas unidades foram repassadas aos antigos donos como pagamento de dívidas. Em 1992, das 149 lojas que foram negociadas, 75 delas estavam de portas fechadas, literalmente.
Com a decadência da rede de supermercados, ano após ano, aquilo que foi uma estouro entre os cariocas e brasileiros de 7 estados, foi sumindo do mapa gradativamente. O que foi uma potência entre o fim da década de 1970 e durante todos os anos 80, teve a falência da marca decretada em 1999.
Qual a maior rede de supermercados do Brasil hoje?
O Grupo Carrefour é considerada a maior rede de supermercados do país. A marca francesa, fundada em 1959, chegou ao Brasil no ano de 1975.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.