FECHAMENTO
Falência, fechamento e adeus: O fim de time de futebol gigante da série A no Brasil
25/08/2024 às 14h00
Abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, chega a ser surreal imaginar que um time de futebol gigante possa decretar falência
O futebol, sem sombra de dúvidas, é um dos esportes mais populares do mundo e um dos mais rentáveis. A prova viva disso são as movimentações milionárias para contratação de jogadores e as receitas bilionárias das equipes gigantescas. Entretanto, uma má administração pode colocar tudo a perder e nessa matéria falaremos a respeito de um time da série A que por muito pouco não viveu o terror da falência.
O fato é que um gigante clube brasileiro da série A teve que dar adeus nas competições, fechando as portas após anos. Para quem não sabe, estamos falando do encerramento do Vilhenense Esportivo Clube. Por meio de nota oficial nas redes sociais, ele comunicou o encerramento das atividades esportivas.
De acordo com informações do portal Globo Esporte, a equipe de futebol saiu de cena em outubro do ano passado, após 6 anos de história. Vale lembrar que a equipe estava cotada para disputar a Série A 2024 do estado de Rondônia.
Em outubro de 2023, a diretoria do time de futebol emitiu um comunicado oficial, onde confirmou o encerramento de suas atividades. O clube decretou a falência por conta da falta de investimentos. “O Vilhenense Esportivo Clube, através de sua diretoria, vem por meio desta publicação informar a toda imprensa, todos os torcedores e admiradores, o encerramento das suas atividades”, iniciou a nota.
“Buscando fazer o melhor pela sociedade Vilhenense, e buscando ser um diferencial no futebol do estado, com muito trabalho de todas as partes, presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e demais que tiveram uma contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, sentimos que chegou o momento de encerrar”, disseram na época.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
“A falta de apoio público e privado em todos os âmbitos, aliado ao fardo é cansaço, conduzido pelo presidente Waldir Kurtz durante todo esse período, nos levam a tomar essa difícil decisão. Esse é mais um ciclo que se encerra, e com ele a sensação de dever cumprido, de que todos nós fizemos o melhor, e para tanto uma palavra nos consola diante dessa decisão! Gratidão a todos que nos ajudaram a construir essa história chamada Vilhenense Esportivo Clube”, concluiu o time de futebol da série A.
QUAL FOI A TRAJETÓRIA DO CLUBE?
O Vilhenense foi fundado em 10 de outubro 2017 pelo empresário Waldir Kurtz. No ano seguinte, disputou o Campeonato Rondoniense e se classificando em 4º lugar. Mesmo com a curta duração, o time chegou a ser campeão de algumas competições em várias categorias. No ano de 2019, por exemplo, o Vilhenense se tornou campeão da Série A do campeonato estadual de Rondônia.
Engana-se quem pensa que para por aí. Em 2020 o clube conseguiu uma vaga na Série D do Brasileirão e também na Copa do Brasil. Ainda de acordo com o portal da Globo, a equipe foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil e desistiu de disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Já em 2022, eles retornaram com a disputa da segunda divisão do Campeonato Rondoniense, onde também se sagraram campeões. Porém, o destino preparou um triste fim para a equipe.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a quitação de dívidas de uma empresa. Porém, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.
Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!