C6 Bank é uma instituição financeira digital para pessoas físicas e jurídicas
O sucesso do C6 Bank ajudou a consolidar outras financeiras no Brasil, como o Nubank, por exemplo. Ocorre que outras fintechs acabaram investindo bastante no mercado financeiro.
Acontece que não precisa ser um especialista para chegar a conclusão que abrir um negócio não é algo fácil. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! AJUSTES no Bolsa Família de MAIO podem alterar seu pagamento: Faça o cálculo
Sendo assim, hoje iremos destacar a respeito de um banco rival do C6 Bank que teve a sua falência decretada pelo Banco Central em maio de 2024.
Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim da BRK Financeira. De acordo com informações do portal Valor Econômico, a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da empresa, que estava em liquidação extrajudicial desde fevereiro de 2023, por determinação do Banco Central.
LEIA TAMBÉM!
Fachada do Banco Central (Foto: Reprodução / Bacen)
Em sua decisão, o magistrado Ralpho Monteiro Filho destacou que os fatos narrados pelo liquidante e pelo Banco Central demonstraram que o ativo da Financeira BRK não satisfazia ao menos metade do valor dos créditos quirografários e que houve “graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o juiz deu mais detalhes, isso porque a decisão também cita “existência de atos e omissões danosos à instituição praticados pelos ex-administradores” e “situação econômico-financeira de insolvência irreversível” da BRK Financeira.
Foi nomeada como administradora judicial a Brajal Veiga. A BRK era controlada por Nelson Pinheiro, que faz parte de uma família tradicional do Ceará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambos os institutos têm como intuito sanar as dívidas de uma empresa. Porém, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.
Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas, sendo esse o caso da BRK Financeira, rival do C6 Bank que está dando adeus em 2024.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Banco Central fechou as portas da BRK Financeira (Foto: Reprodução / BRK)
QUANTOS CLIENTES TEM O C6 BANK?
De acordo com informações do portal Insights, o JP Morgan tornou-se acionista do C6 Bank em junho de 2021, quando adquiriu uma participação de 40% no banco digital.
Desde então, a fintech triplicou o número de clientes, para 25 milhões de usuários atualmente.
C6 Bank é um famoso banco digital (Foto: Reprodução / Canva)