Grave crise! Fábricas em atividade há anos podem encerrar e demitir milhares

11/05/2023 às 20h57

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Fábricas de calçados podem chegar ao fim (Foto: Divulgação)

Fábricas em atividade há mais de 20 anos pode encerrar o funcionamento

Uma crise assola o setor industrial do Ceará. Enfrenta-se o risco do encerramento das atividades de três destacadas fábricas de calçados do Grupo Paquetá. Com origem no Rio Grande do Sul e uma história de mais de duas décadas no Ceará, as fábricas localizam-se em Uruburetama, Itapajé e Pentecoste. Empregam, atualmente, mais de 3 mil pessoas.

+ Retorno explosivo de Filipe Luís vai sacudir o Flamengo e fará Sampaoli tomar decisão

O quadro dos funcionários dessas fábricas começou a se deteriorar há aproximadamente um ano. Presenciou-se uma redução na capacidade produtiva. Mandaram-se funcionários para casa, mesmo mantendo a remuneração integral e pontual. Em abril deste ano, no entanto, a remuneração dos colaboradores passou a ser parcelada. Este fato gerou ansiedade e incerteza entre os funcionários.

+ Reviravolta envolvendo o jogador Thiago Silva deixa o Fluminense animado

O encerramento da fábrica da Guararapes em Fortaleza, no início do ano, já havia abalado o estado. Repercutiu negativamente no governo local e gerou um cenário de desemprego para 3 mil pessoas. Infelizmente, esta não é uma situação isolada. Nos últimos cinco anos, mais de 40 mil empresas do setor industrial fecharam no estado.

LEIA TAMBÉM:

O Grupo Paquetá Calçados exporta 30% da sua produção para a Argentina. Produz 80% dos produtos da marca Adidas. Todavia, encontra-se em processo de recuperação judicial. Este estado de coisas levou a aquisição das operações de varejo da empresa pela Oscar Calçados, uma organização paulista do mesmo setor.

O panorama atual é alarmante. O encerramento das fábricas da Paquetá pode resultar em um grande impacto na economia do interior do estado. Pode afetar a vida dos funcionários e suas famílias.

Fábricas de calçados podem encerrar suas atividades

Fábricas de calçados podem encerrar suas atividades (Foto: Divulgação)

O grupo está falindo?

O Grupo Paquetá The Shoe Company, que inclui a rede de lojas Paquetá, tem mais de 75 anos de história no mercado de calçados brasileiro. Fundada em 1945 em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, começou como uma pequena indústria de calçados. Hoje, figura como uma das principais referências do setor, com mais de 18 mil colaboradores, mais de 350 lojas e uma produção anual de mais de 12 milhões de pares de calçados.

+ Golpe do Pix envolve até o YouTube e faz diversas vítimas na internet

Até agora, não há informações de que o Grupo Paquetá tenha declarado falência. No entanto, sabe-se que a empresa está em processo de recuperação judicial desde 2019. O objetivo desse processo é reestruturar as dívidas e retomar o crescimento dos negócio

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.