Irregular

Atenção (12/09): Extintor de Incêncio Veicular não é mais obrigatório, mas ainda gera Multa a proprietários

12/09/2024 às 10h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Multa por extintor de incêndio veicular é uma realidade ainda (Foto: Reprodução/ Freepik)

Mesmo que não seja mais lei para carros de passeio, proprietários devem se atentar a isso

Antes era lei ter um extintor de incêndio veicular, não mais uma obrigação na atualidade para carros de passeio. Isto era previsto até o ano de 2015. Mas, caso instalado em seu veículo, o item deverá atender às especificações legais.

Poucos sabem, mas em caso de irregularidade do extintor de incêndio veicular, o motorista poderá ser multado, receber pontos na carteira e ter o veículo retido até que seja feita a devida regularização.

Embora não seja mais um item obrigatório em diversos países, isto com a substituição do carburador pela injeção eletrônica, a mudança aconteceu de maneira mais lenta no Brasil. Os carros que são fabricados antes de 2015, precisam de mais atenção dos proprietários.

Multa por extintor de incêndio veicular é uma realidade ainda (Foto: Reprodução/ Freepik)
Multa por extintor de incêndio veicular é uma realidade ainda (Foto: Reprodução/ Freepik)

Acontece que, mesmo não sendo mais uma obrigação, há veículos que ainda tem o extintor de incêndio veicular instalado, portanto, os condutores devem se atentar ao prazo de validade dos mesmos, pois já podem ter expirado.

Segundo a Resolução 919/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso do extintor de incêndio ainda se faz obrigatório em veículos de transporte coletivo de passageiros, caminhões e caminhões-tratores, isentando os carros de passeio somente.

Portanto, os condutores de automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, aqueles que não são obrigados a ter o item, ainda poderão receber multas no caso do equipamento instalado no veículo (antes de 2015) esteja fora das normas.

Quem tem o item instalado anterior a 2015, deve se atentar para não receber multa e pontos na CNH (Foto: Reprodução/ Freepik)
Quem tem o item instalado anterior a 2015, deve se atentar para não receber multa e pontos na CNH (Foto: Reprodução/ Freepik)

Caso o extintor se fazer presente no veículo que não exige a obrigatoriedade, deve-se seguir as seguintes regras: Ser do tipo ABC, ter suporte de fixação, indicador de pressão corretamente posicionado, estar lacrado e dentro do prazo de validade.

Qual a multa por extintor de incêndio veicular irregular?

A penalidade é considerada grave de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa seria de R$ 195,23, mais sanção de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até possível retenção do veículo para regularização do item.

LEIA TAMBÉM:

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.