Estrela máxima do jornalismo descobriu câncer, mas acabou morrendo dias após diagnóstico

02/12/2022 às 8h55

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Estrela máxima do jornalismo descobriu câncer, mas acabou morrendo dias após diagnóstico (Foto: Reprodução)

Jornalista famoso descobriu câncer terminal e morreu um mês depois

Ao longo da história do jornalismo na televisão, muitos nomes se destacaram. Eliakim Araújo foi um dos apresentadores que marcaram época. O famoso, que atuou em diversos programas do gênero, partiu apenas um mês depois de descobrir um câncer em estágio avançado.

Eliakim Araújo nasceu em Minas Gerais e iniciou sua carreira aos 20 anos, como redator da Rádio Continental do Rio. Nessa época, ele fez sua primeira transmissão importante historicamente: a renúncia do até então presidente Jânio Quadros, em 1961.

Durante quase 20 anos, ele foi uma das principais vozes da Rádio Jornal do Brasil e foi contratado pela Globo em 1983, para comandar o Jornal da Globo ao lado de Leilane Neubarth e, posteriormente, Leila Cordeiro, que acabou virando sua esposa.

+Câncer ceifou a vida de jornalista do “Jornal Nacional”, no auge da sua carreira, e Brasil ficou de luto

Nesse período, apresentou por algumas vezes no Jornal Nacional e no Globo Repórter. Ele ainda participou de outras coberturas históricas do jornalismo, como Diretas Já (1984) e a eleição e morte de Tancredo Neves (1985).

LEIA TAMBÉM:

Já em 1989, o casal 20 do jornalismo decidiu sair da Globo e partir para a extinta Rede Manchete. Isso porque houve uma reformulação da área na emissora e eles sentiram que não teriam mais muito espaço.

Durante 3 anos, Eliakim Araújo e a esposa ficaram na emissora de Adolpho Bloch, mas a forte crise no canal os levou a aceitar um convite de Silvio Santos para ocupar, juntos, a bancada do Jornal do SBT.

Eliakim Araújo e Leila Cordeiro (Foto: Reprodução)

Eliakim Araújo e Leila Cordeiro (Foto: Reprodução)

Em 1997, o casal se mudou para os Estados Unidos e se tornaram apresentadores do CBS Telenotícias, primeiro canal internacional de notícias em português. Mas ainda assim era possível acompanhá-los do Brasil, graças à parceria firmada da emissora com o SBT.

Após 3 anos de projeto, com o fim do canal, eles continuaram morando na Flórida e tiveram um site de notícias, apresentaram programas locais e Eliakim ainda atuou como correspondente internacional do Câmera Record News.

CÂNCER TERMINAL

Em 2016, Eliakim Araújo foi diagnosticado com câncer no pâncreas em estágio avançado. Ele precisou ser internado em um hospital local para tratamento e chegou a se submeter a quimioterapia, mas acabou não resistindo.

+Gkay, está sendo acusada de destruir mansão e não pagar aluguel

Sendo assim, o jornalista morreu aos 75 anos, apenas um mês após a descoberta da doença. O corpo de Eliakim foi cremado e as cinzas, jogadas ao mar.

“Não faremos velório de corpo presente. Ele detestaria isso. Me dizia que não queria que as pessoas o vissem tão debilitado. Por isso, a cerimônia em homenagem a ele será na beira da praia de Fort Lauderdale”, disse Leila através de uma publicação nas redes sociais.

“Foram os piores 45 dias da minha vida”, relatou a jornalista, que prosseguiu: “Por isso, nos demos as mãos, nossos filhos Alexandre, Frederico, Ana, Lucas e eu, e cada um se despediu dele à sua maneira”, concluiu.

 

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.