As instituições bancárias oferecem aos seus clientes a contratação de serviços essenciais, que por acaso, possuem ausência de tarifas, na maioria dos casos. Mas acontece que alguns bancos cobram e acrescentam tarifas que não fazem parte do pacote, portanto, bancos devolvem dinheiro a clientes.
+R$175 milhões: A rede social gigante e que você amava que acabou comprada por rival por fortuna
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, há possibilidade do cliente pedir o ressarcimento dos valores pagos nestas tarifas bancárias. O estorno dos dividendos pagos por uma cobrança indevidade da tarifa é um direito assegurado pelo Banco Central.
Ao alterar algum serviço essencial em sua conta bancária, nenhuma taxa deverá ser cobrada, mas caso isso aconteça, ou já tenha acontecido, o estorno da tarifa poderá ser solicitado.
LEIA TAMBÉM!
Pessoa analisando sua conta bancária e fazendo pagamento de tarifa; dinheiro pode ser estornado (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que bancos como Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal, oferecem serviços essenciais sem cobramça de taxas, mas caso algum deles, ou outros bancos, cobrem pelo básico, faça sua reclamação e corra atrás da devolução do valor cobrado indevidamente.
Caso você pague um serviço bancário mais caro e, ao analisar, note que tem tarifas exorbitantes sendo cobradas ou que não estavam no plano, verificando assim que existem, de fato, tarifas indevidas no pacote, o estorno é um direito seu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Onde solicito o estorno de tarifas do meu banco?
Solicite o estorno da tarifa junto ao banco, através de reclamação no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou também pode-se acionar a Ouvidoria da instituição. Caso não seja ressarcido, você pode fazer uma denúncia junto ao Banco Central, como também abrir uma denúncia/ reclamação no Procon.
Lembre-se de sempre manter à mão todos os números de protocolos, datas e horários das reclamações formais que fará, mantendo sempre como comprovação sua, caso o reembolso não aconteça conforme prometido nestes canais.
Filial do Procon, em São Paulo (Foto: Reprodução/ Internet)