inss
ALERTA! Benefícios do INSS serão suspensos e novas regras são anunciadas para ESTES NIS; Confira
19/06/2024 às 11h52
A partir do ano que vem, os trabalhadores do país que dependem de benefícios temporários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acabarão lidando com mudanças importantes.
O Governo Federal está repensando formas de transformar o cálculo e a estrutura desses pagamentos, tendo como intuito reduzir os gastos. Essa medida, apesar de ser controversa, procura modernizar o sistema previdenciário.
O governo está cogitando mudar o cálculo e a estrutura dos benefícios temporários do INSS, tais como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. Essa medida faz parte de um esforço ainda maior para racionalizar os gastos públicos e conseguir adaptar o sistema previdenciário com as realidades econômicas do momento.
Segundo o especialista contábil do site Revista dos Benefícios, Saulo Moreira, atualmente, nenhum benefício promovido pelo INSS pode ser menor do que o salário mínimo atual do país. Contudo, a equipe técnica do Orçamento e Planejamento está avaliando a chance de trocar o cálculo de reajuste dos benefícios temporários.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Isso quer dizer que, a partir de 2025, os pagamentos poderiam ser menores do que o valor do salário mínimo, demonstrando uma redução relevante aos beneficiários.
Inclusive, além dos benefícios temporários do INSS, o governo também está fazendo a análise da possibilidade de transformar outros tipos de pagamentos, como os trabalhistas. Eles, que são pagos na forma de bonificações ou gratificações, também poderiam parar de ser interligados ao salário mínimo.
Vale ressaltar que as propostas de mudança dos benefícios temporários e trabalhistas têm grande potencial de causar impactos importantes e positivos na vida dos beneficiários, sendo eles:
- Redução no valor de pagamentos;
- Maior vulnerabilidade financeira;
- Impactos na qualidade de vida.
Pagamentos de junho do INSS
No mês de junho deste ano, o calendário de pagamentos continua seguindo um cronograma específico, com datas diversas para as pessoas que recebem até um salário mínimo e para quem recebe acima deste valor.
ATENÇÃO! Comunicado do INSS anuncia notícias importantíssimas para idosos acima de 60 anos; confira
- Datas de pagamento para quem recebe até 1 salário mínimo: Os beneficiários terão seus pagamentos creditados entre os dias 24 de junho e 5 de julho;
- Datas de pagamento para quem recebe acima de 1 salário mínimo: Os pagamentos são feitos entre o dia 1 de julho e o dia 5 de julho.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.