Tire sua nova carteira
O Governo Federal prorrogou mais uma vez o prazo oficial para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), popularmente conhecida como o novo RG. Agora, a data limite para a adaptação ao formato atual do documento foi estendida do dia 6 de novembro para o dia 11 de janeiro de 2024.
Esta não é a primeira vez que o prazo oficial para a emissão do novo RG foi modificado. A data inicial estava marcada para 6 de março, sendo prorrogada posteriormente para 6 de novembro. Até o momento, cerca de 11 Estados já começaram a expedir o novo documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo RG apresenta duas variantes, uma digital e outra física. O modelo anterior do documento de identidade continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. Portanto, a substituição entre os documentos não é obrigatória de imediato. É importante salientar que tanto a primeira emissão quanto a renovação do documento são isentas de custos.
Novo RG já é oficial
Governo anuncia modernização do RG e Carteira Nacional de Identidade começa a ser chamada de CIN (Foto: Reprodução)
LEIA TAMBÉM!
No entanto, caso alguém perca a carteira de identidade atual e precise solicitar a segunda via, por exemplo, será necessário pagar uma taxa simbólica de emissão, cujo valor será definido por cada estado. É válido lembrar que o modelo anterior possuía um número específico e podia ser emitido por cada estado ou pelo Distrito Federal (DF).
Dessa forma, uma mesma pessoa poderia possuir 27 variantes distintas do novo RG, cada uma com um número diferente. Na atual versão da CIN, não há uma identificação numérica própria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais estados já promovem a nova identidade?
Acre;
Alagoas;
Goiás;
Mato Grosso;
Minas Gerais;
Pernambuco;
Piauí;
Paraná;
Rio de Janeiro;
Rio Grande do Sul;
Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE