Está com o nome sujo? Saiba se você pode acabar sendo preso

Está com o nome sujo, com dívida no cartão de crédito? Saiba se você pode acabar sendo preso

01/09/2023 às 22h37

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Cartões de crédito de vários bancos (Imagem: Reprodução)

Fique por dentro do que pode acontecer em caso de endividamento no cartão de crédito

É bastante importante você usar o cartão de crédito com cautela, pois, o uso incorreto pode acabar gerando consequências graves. Neste sentido, a primeira consequência do não pagamento é a cobrança de juros e multas. Assim, a dívida acaba ficando cada vez maior.

Sem falar que a instituição pode acabar inserindo o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Então, caso o seu nome estiver negativado, o seu acesso ao crédito acaba sendo dificultado, assim como as chances de um financiamento ou empréstimo.

+ Trabalhadores por aplicativo explodem de vez com as plataformas; como anda a regulamentação da profissão?

E um outro problema maior é a barreira para conseguir um emprego, uma vez que muitas empresas consultam os órgãos de proteção ao crédito antes de contratar um novo funcionário. Uma outra consequência negativa é em relação ao cancelamento do limite de crédito.

Finalizando, a instituição financeira pode acionar a Justiça, exigindo o pagamento da dívida em casos de dívidas muito altas, nesse caso, as medidas podem ser mais drásticas e o juiz determinar a penhora de bens do devedor, assim como automóveis e imóveis podem ser penhorados.

LEIA TAMBÉM:

Obviamente, será proporcional ao valor da dívida.

E caso você não queira correr este risco, fique sabendo que o devedor pode requisitar uma renegociação da dívida com o banco. É bem comum que o banco aceite renegociar os débitos e parcele a dívida em muitas parcelas.

Mas, essas parcelas elevam o valor da dívida e aumentam o prazo para quitação. A medida pode dificultar a chance de quitar a dívida.

Caso você esteja devendo ao cartão de crédito e tenha dificuldade para pagar, o aconselhável é que procure ajuda de algum órgão de defesa do consumidor, como Procon, por exemplo. Esses órgãos costumam atuar com o intuito de intermediar as negociações com a instituição financeira e garantir que os direitos do consumidor não sejam violados e que não haja nenhuma prática abusiva por parte da instituição bancária.

Assim, é fundamental ter em mente que renegociar a dívida é uma alternativa vantajosa tanto para o banco como para o devedor. A penhora de bens é uma medida extrema e só é tomada quando se esgotam todas as demais possibilidades.

+ Carteira de motorista suspensa pode ter nova situação: saiba as mudanças

Então, renegocie suas dívidas, pague o cartão de crédito e se livre de cobranças, limpando o seu nome, caso o mesmo encontre-se inscrito no SPC e Serasa.

Mas, além da penhora dos bens, eu posso ser preso pela dívida no cartão de crédito? Essa é a dúvida de muitos brasileiros, e a resposta é não, a prisão por não pagamento de dívidas não é permitida.

Alerta para quem usa cartão de crédito

Cartões de crédito (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.