Empréstimo para quem é MEI ganha novas regras; veja quais
03/05/2023 às 23h46
Entrou em vigor as novas regras para quem é MEI e quer fazer um empréstimo
Aos microempreendedores individuais, temos um recado, houve alterações nas regras para conseguir um empréstimo. Acontece que o novo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) 2023 atualizou as regras para ceder crédito aos MEIs, micro e pequenas empresas.
E a boa notícia é que agora, o prazo de pagamento do empréstimo foi ampliado, de quatro para seis anos. Tem ainda uma carência de doze meses para pagamento da primeira parcela.
+ Quer trabalhar de casa? Banco Itaú abre vagas para home office em várias áreas
AS NOVAS REGRAS
Com as alterações para 2023, o prazo máximo para pagamento do valor solicitado é de 72 meses, na prática, quem pegou o empréstimo tem até seis anos para quitar o mesmo. Anteriormente, esse prazo era de 45 meses. Diante disso, também houve mudanças em relação aos juros.
Os juros agora estão sendo limitados a 6% ao ano, acrescido da Selic, visto que os juros básicos da economia estão em 13,75% ao ano, a taxa máxima via Pronampe é de até 19,75%. Finalizando, vale dizer que o valor máximo do empréstimo é de 150 mil por CNPJ. Na prática, ele não pode ultrapassar os 30% do faturamento anual das empresas.
LEIA TAMBÉM:
● Aplicativo Maternidade: Conheça 3 deles que dão suporte às Mamães durante e após a Gravidez
● Pensão Alimentícia: Aumente, Diminua ou Cancele usando 2 mecanismos legais
● Esqueceu? Recupe a Senha do seu E-mail, App ou Redes Sociais
O programa tem como foco as empresas de pequeno porte com faturamento anual de até 4,8 milhões. Elas precisam ter sido abertas há mais de um ano. Aqueles que fizeram empréstimos antes do Pronampe 2023 podem renegociar as dívidas.
Como agora há novos prazos e tempo de carência, os créditos anteriores devem se adequar à norma atual.
Para solicitar empréstimo nos moldes do Pronampe 2023, é preciso procurar uma empresa credenciada. No total, existem 9 instituições financeiras habilitadas para conceder o crédito: Banco do Brasil; Badesul; Basa; BDMG; BNB; Caixa Econômica Federal; Itaú; Sicoob; Sicred e Passo a Passo.
+ ATENÇÃO! Novo saque do FGTS paga mais de R$ 2.900; saiba quem tem direito
Para solicitar, basta buscar uma dessas instituições, acessar o portal gov.br com o CPF do representante da empresa. Logo depois, na aba superior, deve-se clicar em “Pronampe” e selecionar a opção “Autorizar o compartilhamento de dados”.
Em seguida, clicar em “Nova autorização de compartilhamento de dados” e depois em “Informações sobre o faturamento da empresa”. Para finalizar, digite o CNPJ e o ano-calendário de 2022 para escolher a vigência da autorização, que é o prazo que a instituição financeira vai ter para ter acesso às informações do negócio.
Insira os dados da instituição escolhida e clique em “autorizar”.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.