Empréstimo no Pix: Oferta de crédito deve chegar ao sistema em breve
05/09/2023 às 18h50
Pix deverá passar a oferecer empréstimo, segundo o próprio Banco Central
Você já pensou em contratar um empréstimo de uma forma bastante fácil e rápida? Por meio do Pix? Então, de acordo com previsões e estudos do Banco Central, a oferta de crédito é uma das novidades que devem chegar nas próximas fases do sistema de pagamentos instantâneo.
Renato Gomes, que é diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do BC, antecipou ao público que “a oferta de crédito é uma grande avenida de desenvolvimento do Pix”. Ele acredita que em breve o Pix crédito e o open finance vão estar conectados.
+ Está preparado? Descubra que você armazenou presunto da maneira errada a vida inteira
Em uma transmissão ao vivo, Renato Gomes afirmou que “quando formas de crédito forem oferecidas via Pix, o canal será o open finance“. A proposta é que os dois sistemas “conversem” para poder possibilitar a criação de produtos de financiamento, o que deverá ampliar as formas de uso da plataforma para os consumidores.
Em uma live no YouTube, Renato Gomes ainda reiterou o lançamento do Pix automático, recurso que vai permitir a realização de pagamentos recorrentes como uma espécie de débito automático. A implementação dessa novidade está prevista para ser colocada em prática a partir de abril de 2024.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
“Com o Pix automático, qualquer empresa ou recebedor poderá ter seu débito automático, sem precisar fazer um convênio com as instituições”, disse ele.
O diretor comentou algumas notícias recentes em relação ao sistema de pagamentos, como o recorde de maior valor movimentado em uma só transação. No mês de dezembro de 2022, apenas um Pix movimentou 1,2 bilhão de reais.
Apesar de ser uma impressionante marca, aproximadamente um terço das operações realizadas com a plataforma envolvem valores abaixo de 20 reais, e apenas 7% das transferências são superiores a 200 reais. O Pix, vale dizer, movimenta cerca de 1,4 trilhão mensalmente por meio de 3 bilhões de operações que são feitas por pessoas físicas e também jurídicas.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.