Empréstimo do Bolsa Família em 2024? Saiba agora se o consignado será ou não liberado

17/01/2024 às 20h37

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Veja os critérios para receber o pagamento (Imagem Reprodução Internet)

Após o fim do Auxílio Brasil, o oferecimento dos empréstimos foram cancelados

Os beneficiários do Bolsa Família estão se questionando se o empréstimo que foi oferecido na época do Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, irá voltar a ser oferecido este ano de 2024. Acontece que em tempos anteriores, algumas famílias tiveram descontos de até 160 reais, que era referente ao pagamento de empréstimos contratados na época do Auxílio Brasil.

Com o retorno do Bolsa Família no ano passado, os empréstimos foram extintos. Segundo dados que foram divulgados pela Central Única dos Trabalhadores (CLT), quando o empréstimo do Auxílio Brasil estava sendo oferecido, cerca de 1 a cada 6 famílias contratou o crédito. Mas, com a volta do Bolsa Família, em 2023, as regras para o produto foram alteradas. Dessa forma, o governo federal subsequentemente determinou o fim dos empréstimos.

+ Esses 8 sinais indicam que a sua panela de pressão deve ser trocada

Até então, o governo federal ainda não ofereceu nenhum tipo de informação em relação a volta da liberação dos empréstimos pelo Bolsa Família. A verdade é que pouco foi falado em relação aos novos investimentos no programa que foi redesenhado em 2023, depois do retorno de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, à presidência do Brasil.

No início do ano passado, as regras do crédito consignado passaram por alterações, o que diminuiu a procura dos beneficiários pelo serviço. Dessa forma, as previsões para esse ano incluem a possibilidade de que não tenha oferta de empréstimo para o benefício.

LEIA TAMBÉM:

+ Reduza o tempo de sua máquina de lavar usando este simples truque

No mês de setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal acabou aprovando por unanimidade à constitucionalidade do empréstimo consignado para benefícios sociais. Mas, dias depois, o governo federal proibiu que os inscritos no Bolsa Família solicitassem o crédito.

A justificativa dada pelo Executivo para a proibição é que a medida ajudaria a evitar o endividamento da população em situação de vulnerabilidade. Mas, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada ainda podem solicitar o empréstimo com desconto em folha, com o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento do empréstimo em um prazo máximo de 84 meses.

Thumbnail Video Youtube

Atenção beneficiários: Nova regra do Bolsa Família (Foto: Reprodução/Internet)

Celular no app do Bolsa Família (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.