Em crise, pastor da Igreja Mundial que diz curar tudo, faz “merchan” de remédio na TV

16/04/2022 às 11h28

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Valdemiro Santiago, que diz curar doenças na Igreja Mundial, está fazendo "merchan" de remédios (Foto: Reprodução / Internet)

Valdemiro Santiago está atravessando uma crise.

Com a Igreja Mundial do Poder de Deus atravessando a maior crise financeira desde a fundação, em 1998, o pastor Valdemiro Santiago decidiu fazer “merchandising” em sua TV aberta, a Mundial (que ele arrendou dos concessionários da ex-MTV em dezembro).

Além de permitir os anúncios, Valdemiro Santiago, que se diz ungido e capaz de curar doenças incuráveis, é o garoto-propaganda dos remédios aparentemente fitoterápicos, ou seja, entrando em contradição em seu discurso da Igreja Mundial.

O pastor passa cerca de um minuto enaltecendo as qualidades da planta presente na medicação, e seus benefícios no estômago e nos intestinos.

Na última quinta-feira (14), assim que terminou o “merchan”, Valdemiro Santiago voltou a vestir a “pele” de milagreiro, ouvindo testemunhos de pessoas que se diziam curadas por ele, e de males indizíveis na Igreja Mundial.

Uma idosa, por exemplo, disse que estava surda por 30 anos, mas depois de acreditar na palavra do autointitulado apóstolo, voltou a ouvir. “Você está me ouvindo?”, gritou o líder da Igreja Mundial ao microfone, no palco. A senhora respondeu. “Sim!”

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a legislação vigente de radiodifusão, em tese a TV Mundial não poderia ceder espaço para nenhum tipo de publicidade nem em sua TV e tampouco em suas rádios. Isso acontece, porque teoricamente, a Igreja Mundial é uma entidade sem fins lucrativos. Mesmo comprando o horário da TV Ideal (ex-MTV), o milagreiro pode ser questionado legalmente.

CRISE NA TV

Não é de hoje que Valdomiro Santiago, líder da Igreja Mundial e da TV Mundial, está atravessando problemas financeiros. Muito antes da pandemia da Covid-19, os bastidores da emissora do pastor causavam burburinhos.

Só no ano passado, os funcionários já fizeram duas greves e ameaçaram iniciar uma terceira, caso continuem com os salários, benefícios e FGTS atrasados. Para tentar reverter a situação, dias atrás Valdemiro Santiago desafiou os fiéis a trazerem uma colaboração de R$ 100 para ajudar no pagamento dos “milhares” de funcionários da TV Mundial. A emissora tem cerca de 100 funcionários.

De acordo com Ricardo Feltrin, a Igreja Mundial foi procurada, mas não se manifestou sobre o ocorrido, assim como a declaração do Ministério das Comunicação sobre a autorização de “merchandising” numa concessão arrendada por uma entidade sem fins lucrativos. Se e quando houver uma nota, este texto será atualizado no HoraDoBenefício.

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.