A CNH Social está disponível para alguns brasileiros
Quem completa 18 anos, logo fica ansioso para tirar a tão sonhada CNH. Porém, ao longo dos anos seja por um descuido ou esquecimento, é comum que os motoristas acabem esquecendo de renovar a habilitação.
Para renovar a Carteira Nacional de Habilitação é necessário se dirigir ao Detran mais próximo de sua cidade, levando a documentação necessária para dar prosseguimento ao processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Mudança radical para os condutores na hora de tirar a CNH: A verdade sobre notícia de fim das autoescolas
Além dos exames médicos em alguns casos, para as categorias C, D ou E, é necessário também realizar o toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Senatran e o exame médico.
Acontece que perder os prazos para renovar dá multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na CNH.
LEIA TAMBÉM!
O motorista também fica ao ponto de perder o direito de dirigir, por isso é fundamental não se esquecer dos prazos.
Paralelamente a isso, quem não possui condições financeiras para se cadastrar em uma autoescola e arcar com os custos que giram em torno de R$ 3 mil reais, saiba que é possível conseguir a CNH Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas pessoas de baixa renda não conseguem ter a sua Carteira Nacional de Habilitação em mãos devido aos custos. Desta forma, dar entrada no processo de emissão pode ser um grande desafio.
Tendo isso em vista, foi criado o Programa CNH Social. O programa é de nível estadual e não federal, já que a emissão da habilitação é de responsabilidade dos governos estaduais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E é por isso que nem todas as unidades federativas ofertam a possibilidade de participação no Programa CNH Social.
Antes de conferir os requisitos necessários para a carteira de motorista, é importante que os interessados confiram antes se o programa está disponível no estado onde residem.
É possível tirar a sua primeira CNH de forma gratuita (Foto: Reprodução / Internet)
QUAIS SÃO OS ESTADOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA?
- Pernambuco;
- Distrito Federal;
- Acre;
- Paraíba;
- Sergipe;
- Alagoas (mas apenas na capital, Maceió);
- Amazonas;
- Rio Grande do Norte;
- Goiás;
- Roraima;
- Espírito Santo;
- Pará;
- Mato Grosso do Sul;
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site do Detran do seu estado. Em seguida, é necessário clicar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas.
Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico, visto que é permitido a participação apenas de pessoas que fazem parte do Cadastro Único e estão em vulnerabilidade social.
CNH gratuita? Saiba o que fazer para ter a sua carteira de graça (Foto: Reprodução / Internet)