MARTELO BATIDO
Grande VITÓRIA: Nova lei em vigor e donos desses veículos não precisam mais da CNH
29/06/2024 às 9h00

Donos desses veículos não precisam mais da CNH
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é um documento oficial que atesta a capacidade de um indivíduo conduzir veículos automotores no Brasil.
A CNH é emitida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e é válida em todo o território nacional. Ela é um documento de identificação que contém informações sobre a categoria de habilitação do condutor, sua fotografia, dados pessoais e a data de validade.
SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado
Mudanças, regulamentadas pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expandiram o sistema de categorização de habilitação, introduzindo novas categorias como B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE, e D1E, além das já existentes A a E e a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).
Agora, há um total de 14 modalidades distintas de habilitação, refletindo a evolução do trânsito e da tecnologia automotiva. Essas novas categorias foram criadas para especificar com maior clareza os veículos que cada condutor está apto a dirigir, adaptando-se melhor às demandas do mercado automotivo e às tecnologias emergentes.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Acontece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu novas regras que afetam a necessidade da CNH para alguns veículos. A Resolução nº 996/2023 trouxe mudanças nas normas de trânsito, com foco em aprimorar a diferenciação entre diversas categorias de veículos. A ideia é garantir uma regulamentação mais específica para cada tipo de transporte.
Uma das principais mudanças diz respeito a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. Entre as novas diretrizes, estão regras específicas para o uso de equipamentos obrigatórios, como campainha e espelhos, além de um protocolo de registro, de acordo com o portal Revista Moto.

CNH (Foto: Reprodução / Canva)
QUAIS SÃO AS CLASSIFICAÇÕES?
Conforme a resolução, ficam definidas as classificações de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual:
Ciclomotor: São veículos de duas ou três rodas equipados com motor de até 50 cm³ e velocidade limitada a 50 km/h. Geralmente utilizados para deslocamentos urbanos de curta distância.
Bicicleta: Veículos movidos exclusivamente pela força humana, com duas rodas e semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.
Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: Incluem patinetes, skates e monociclos com motor próprio para propulsão. Opções ágeis e ecológicas para deslocamento urbano.
Para pilotar esses veículos, é necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.
Nesse sentido, é necessário frisar que quem possui bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards estão fora dessa obrigatoriedade, ou seja, podem andar livremente sem a necessidade da CNH. Sendo assim, os motoristas que possuem esse tipo de veículo possuem motivos de sobra para comemorar.

COMO TER A CNH DIGITAL?
Para acessar a CNH Digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com o acesso sendo feito através da conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br e informar o CPF.

CNH Digital (Foto: Reprodução / Detran SP)
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!