O documento do RG é usado em todo o Brasil para comprovar a identidade do cidadão, ainda mais em situações como abertura de contas bancárias, na hora da votação, para obter um passaporte, dentre outras.
Só que agora foi desenvolvido um novo modelo de RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Bem diferente do documento antigo e mais tradicional, a CIN inclui biometria e possui uma avançada segurança, além de mais informações do titular.
+Rodrigo Bocardi não vai ao ar na Globo, é substituído e agora já descobrimos o porquê
Portanto, é de extrema importância que os cidadãos estejam a par das mudanças do antigo RG e, por sua vez, se adaptem ao novo formato conforme cada caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O antigo modelo do RG está sendo substituído e padronizado por novo documento de identidade (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Ministério da Justiça)
O novo modelo de RG criado pelo governo brasileiro, o CIN, tem o objetivo de padronizar a identificação civil em todo o país, substituindo gradativamente o antigo modelo.
LEIA TAMBÉM!
O CIN vai contar com QR Code, biometria, inclusão da naturalidade, grupo sanguíneo e informação sobre doador de órgãos, além do uso exclusivo do CPF como forma de identificação.
O prazo para solicitar a sua CIN terminou em 06 de novembro de 2022, no entanto, apenas 11 estados podem emiti-lo, sendo eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) – (Foto: Reprodução/ DETRAN-RJ- Divulgação)
A implementação da CIN pode variar de acordo com cada estado, portanto, verifique a situação na sua região junto aos órgãos emissores do novo modelo de RG.
Mas fique tranquilo! Se você tem RG dentro do prazo de vencimento, ainda pode continuar utilizando o documento sem maiores problemas. Fique atento aos prazos e como obter o seu CIN digital pelo app GovBr.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o RG?
O Registro Geral (RG) é um documento de identificação emitido pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro, nele contém informações básicas sobre o titular, como: nome, data de nascimento, naturalidade, filiação, foto e impressão digital.
+A relação discreta com Mateus Solano vive há anos com estrela da Globo, que já contracenou com ele
O antigo formato do RG (Registro Geral) – (Foto: Reprodução/Internet)