Este é o momento ideal para o fim das dívidas para muitos brasileiros com 60 anos ou mais. Esse grupo da terceira idade conquistou muitas vantagens ao longo dos anos, dando mais estabilidade econômica e inclusão social aos queridos idosos do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, os idosos brasileiros foram informados que existe um pacotão de DIVERSOS benefícios exclusivos a eles, ou seja, aos acima dos 60 anos, e que coloca um ponto final nas dívidas acumuladas de uma vez por todas!
Acontece que a expectativa de vida do idoso brasileiro cresceu muito nos últimos anos, alguns são o verdadeiro ‘terror’ do INSS. O Governo Federal, visando garantir melhor qualidade de vida, alívio financeiro e bem-estar social, trouxe novidades exclusivas.
LEIA TAMBÉM!
Idosa; mulher acima dos 60 têm vantagens exclusivas (Foto: Reprodução/ FreePik)
Dentre elas, existe o Estatuto do Idoso que estabelece uma série de benefícios e prerrogativas para esse grupo da terceira idade brasileira. Um dos destaques do estatuto é a Carteira da Pessoa Idosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este documento oferece acesso a vantagens e abatimento de valores em diferentes setores, dentre eles, descontos no transporte interestadual e a gratuidade no transporte público (ônibus, metrô e trem), dando mais economia ao bolso dos idosos e locomoção garantida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa Carteira da Pessoa Idosa ainda garante vagas exclusivas em estacionamentos públicos e também descontos de até 50% em teatro, cinema, shows e eventos que se cobra ingressos. Como se não bastasse, a carteira ainda garante descontos na carteirinha do Meu INSS+.
Essa carteirinha ainda traz descontos em farmácias, seguros e serviços de telemedicina, ou seja, além de aliviar o bolso dos queridos ‘velhinhos’, essas medidas de benefícios exclusivos ainda garantem a saúde deles mais do que nunca.
Melhor qualidade de vida e inclusão social aos idosos com Estatuto e Carteirinha (Foto: Reprodução/ FreePik)
Os brasileiros com mais de 60 anos ainda têm atendimento preferencial garantido, isenção do IPTU em alguns estados ou descontos, isenção do IPVA em alguns estados ou descontos, e até mesmo isenção da declaração do IR, caso receba mensalmente menos de 2 salários mínimo.
+Comida de GRAÇA no Outback hoje (22): Queridinho dos shoppings faz liberação tripla e clientes estão em êxtase
E agora falando nas dívidas, existe a Lei do Superendividamento, que é destinada exclusivamente aos idosos com 60 anos ou mais. Essa medida tem como alvo somente os idosos que ganham pouco e estão altamente endividados, acima do orçamento mensal, podendo fazer a renegociação.
Claro que as renegociações aos idosos só é válida se constatada a boa-fé no momento de fazer a dívida, ou seja, que não houve intenção de não pagamento ou lesionar terceiros, mas sim, devido aos gastos necessários para a sobrevivência (o sustento mensal).
Lei do Superendividamento é viável aos idosos que contraíram dívidas de boa-fé (Foto: Reprodução/ FreePik)
O que os idosos podem renegociar perante a lei?
Contas mensais, como água, luz, telefone e gás, além de boletos, carnês de consumo, empréstimos em bancos e financeiras, crediários e vários tipos de parcelamentos estão inclusos aos idosos na Lei do Superendividamento e poderão ser renegociadas, com descontos de até no máximo 30% na aposentadoria ou pensão.