Direitos CONQUISTADOS aos IDOSOS HOJE (15): Conheça até 10 BENEFÍCIOS GARANTIDOS aos aposentados com 60+
15/02/2024 às 11h39

A vida é dura demais para muitas pessoas, ainda mais pensando no lado financeiro. Mas já pensou chegar na chamada ‘melhor idade’ ou seja, acima dos 60 anos, e contar com uma aposentadoria de apenas um salário mínimo? Para muitos é impossível, ainda mais quando se tem uma família dependente. Mas há direitos conquistados.
Pensando em tudo isso, o Governo Federal traz programas de auxílios sociais a muitos brasileiros, dentre eles, os idosos. Através da inscrição no CadÚnico, diversos benefícios de repasse de renda a pessoas em vulnerabilidade econômica são permitidos, dentre eles o Bolsa Família e o BPC.

Idosos têm direito a aposentadoria, BPC e benefícios sociais (Foto: Reprodução/ FreePik)
Para aqueles que são idosos acima dos 65 anos, por exemplo, existe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que consiste em um salário mínimo mensal (atual R$ 1.412 reais) destinado a este grupo de pessoas, além das pessoas com deficiência comprovada. A entrada no benefício deve ser solicitada junto ao INSS.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Os idosos aposentados também têm direito aos medicamentos gratuitos através do programa Farmácia Popular, mas para isso devem apresentar a receita médica. Em alguns municípios, os idosos podem ser até isentos do IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) desde que se cumpram alguns requisitos.
Aos aposentados e pensionistas do INSS, desde que recebam até dois salários mínimos ao mês, estes serão isentos do IR (Imposto de Renda), não precisando declarar à Receita Federal. Claro que caso receba mais do que isso, independente da idade, deve-se declarar ao Leão todos os anos.

Atendimento preferencial em estabelecimentos e órgãos públicos aos idosos (Foto: Reprodução/ Internet)
Os idosos também têm direitos em atendimentos prioritários em filas de bancos, supermercados, farmácias, órgãos públicos e muito mais. Como se não bastasse, eles ainda têm assento preferencial garantido nos meios de transporte e em muitos locais públicos.
A passagem de ônibus, metrô e trem são gratuitas aos idosos, bem como as viagens interestaduais, mas desde que e apresentada a carteira do idoso. O grupo da ‘melhor idade’ ainda têm prioridade em processos judiciais para garantir uma maior celeridade em suas ações.
Com a mobilidade garantida, as pessoas da terceira idade ainda pagam meia entrada em shows, eventos, cinemas, teatros e muito mais, além de terem 5% das vagas garantidas por lei à eles em estacionamentos públicos ou privados. Com essa série de vantagens, dá para ficar um pouco mais tranquilo.

Vagas dedicada aos idosos é lei (Foto: Reprodução/ Internet)
Como melhorar a qualidade de vida dos idosos?
Não só o lado financeiro pesa na qualidade de vida dos idosos, mas também se deve pensar na inclusão social a eles, exercícios físicos, acompanhamento médico, boa alimentação, hidratação, tomar os remédios prescritos por um médico corretamente, alongamento, dança e claro, uma boa conversa para deixá-los ainda mais felizes.

Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.