Dinheiro a receber: STF toma decisão e 140 mil brasileiros tem direito a grana inesperada

12/05/2023 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Sessão do STF e cédulas do Real (Fotos: Reprodução/ Internet/ Twitter/ Montagem)
Sessão do STF e cédulas do Real (Fotos: Reprodução/ Internet/ Twitter/ Montagem)

Muita gente perdeu dinheiro que poupava no passado, devido as variantes dos planos econômicos e suas instabilidades, e precisou recorrer a Justiça na época.

+Sem autorização para seguir no ar: O adeus de emissora de TV aberta que não fez questão de continuar

Entre as décadas de 1980 e 1990, cidadãos que usavam a caderneta de poupança tiveram que processar o Estado para reaver seus dividendos, dentre os réus, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e alguns bancos privados da época.

+Clientes de banco digital renomado são pegos de surpresa com cancelamento de pagamentos via PIX

Tantos anos depois, mais de 140 mil brasileiros finalmente vão ter um desfecho sobre o assunto após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), mas a triste notícia é que muitas pessoas que entraram com a ação na época, já faleceram.

LEIA TAMBÉM:

Sede do STF (Foto: Reprodução/ Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Sede do STF (Foto: Reprodução/ Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Portanto, agora os herdeiros terão direito a reaver a grana poupada pelos pais, após mais de 3 décadas, e juntando todos os acordos que serão feitos, mais de R$ 15 bilhões de reais serão destinados a pagar estas pessoas.

+Completamente dissolvida: A loja gigante de departamentos que acabou dando lugar à Pernambucanas

A Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores), que é encabeçada por advogados e institutos de defesa ao consumidor, juntamente aos bancos, decidiram fechar acordos sobre estes processos mais recentemente.

Para saber se você é herdeiro em um processo de poupadores, os caminhos são simples e você precisa ficar sabendo disto: Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado de origem do processo, informe o CPF do autor da ação e você terá resultados.

Ministros do Supremo Tribunal Federal em decisão sobre as cadernetas de poupança (Foto: Reprodução/ André Coelho/ O Globo)

Ministros do Supremo Tribunal Federal em decisão sobre as cadernetas de poupança (Foto: Reprodução/ André Coelho/ O Globo)

+Fábrica de marca gigante corre grave risco de falência, pode demitir 3 mil funcionários e causa desespero

Se preferir o meio mais clássico, a pesquisa pode ser feita em Fóruns, caso você tenha ciência de onde estão a ação de poupadores do espólio. Mas antes consulte sempre o seu advogado para saber os caminhos que se deve seguir.

O que é uma caderneta de poupança?

É uma categoria de conta bancária oferecida por instituições, onde você guarda seu dinheiro e ainda recebe juros em cima do montante que foi aplicado.

+Alerta: Caixa emite comunicado IMPORTANTE para seus clientes e envolve muito dinheiro

Pessoa com dinheiro poupado em mãos (Foto: Reprodução/ Internet)

Pessoa com dinheiro poupado em mãos (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.