Essas 6 dicas oferecidas por médicos vão te ajudar a aumentar o seu sistema imunológico; Saiba mais detalhes
27/11/2023 às 11h01
Especialistas deram dicas de como cuidar do sistema imunológico e fortalecer a sua saúde com simples passos; Fique atento
Cuidar da saúde é uma das prioridades de muitas pessoas e ter o sistema imunológico forte ajuda no combate de diversas doenças, por isso, médicos resolveram dar dicas de como aumentar esse sistema com medidas simples.
A função desse sistema é manter nosso corpo protegido contra infecção de vírus e bactérias e outros fatores que podem deixar nosso corpo doente. Para isso um conjunto de células, tecidos e órgãos trabalham de forma coletiva para nos defender.
+Durante entrevista, Ana Hickmann conta detalhes de agressão e desabafa: “Não vai acabar tão cedo”
Por esse motivo, aumentar a eficácia dele pode mantê-lo longe de gripes e resfriados ou até mesmo de doenças mais graves que podem prejudicar o corpo humano.
Pessoas que possuem doenças crônicas ou autoimunes precisam se preocupar ainda mais com o sistema imunológico, uma vez que ele tem que trabalhar mais ainda para mantê-la saudável.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O Dr. Mark H. Kaplan, PhD, chefe do departamento de microbiologia e imunologia da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, à SELF indicou que: “Não, não é possível’ estimular rapidamente o seu sistema imunológico”.
Por isso, ingerir suplementos ou sucos que prometem essa função pode não ser a forma mais eficaz de aumentar a eficácia dessa função do corpo humano tão importante para nós.
Funcionamento
Mas afinal, como funciona o sistema imunológico? As defesas do corpo são divididas em duas categorias: inatas e adaptativas. Sendo que a primeira é o sistema imunológico inapto, que nada mais é que uma série de barreiras que impedem a invasão do corpo por algum intruso, como por exemplo, a pele e membranas, ou células e proteínas.
O sistema imunológico adaptativo é mais específico, pois utiliza os anticorpos mais específicos e células defensivas para atacar os invasores do nosso corpo, que a outra função de defesa não conseguiu impedir.
Esse segundo sistema também cria células de memória, que fazem com que nosso corpo lembre da substância que o atacou, para poder combater a ameaça de forma mais rápida e eficaz em um próximo ataque.
Portanto, grande parte desse importante sistema do corpo humano depende de coisas que aconteceram no passado. O Dr. Nicolai Van Oers, professor do departamento de imunologia do Centro Médico, à SELF. Universidade do Texas do Sudoeste, explica que os pontos fortes e fracos dele estão além do nosso controle.
Segundo o especialista, vai depender muito da genética e também dos tipos de vírus e bactérias que a pessoa esteve exposta ao longo da vida dela, de forma natural ou com vacinação, e, portanto, das células de memória que seu sistema adaptativo possui.
Isso explica o porquê que algumas pessoas são mais fortes com relação à doenças do que as outras.
Dicas
Portanto, o que fazer para o sistema imunológico funcionar como deveria? Segue algumas dicas de médicos para ajudar nessa situação:
- Consuma alimentos nutritivos: comer bem ajuda a manter o equilíbrio sólido de vitaminas e minerais no corpo, o que apoia a função das células imunitárias e permitem desenvolver seu potencial.
A ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas ricas em fibras também parece promover o crescimento e a manutenção de micróbios benéficos no organismo e, mais especificamente, no trato gastrointestinal (algo muito importante, já que até 80% das células do sistema imunológico são encontrados no intestino).
- Dê ao seu corpo o descanso que ele precisa: “O sono é a chave para a função imunológica saudável “, disse Aima Ahonkhai, MD, MPH, professora assistente de medicina na divisão de doenças infecciosas do Instituto Vanderbilt para Saúde Global em Nashville, à SELF.
Quando você tem um sono correto, o corpo libera proteínas protetoras chamadas citocinas, que ajudam a regular as células imunológicas. - Mova-se um pouco diariamente: O exercício regular, também libera citocina no corpo e a circulação de células imunológicas chamadas linfócitos (glóbulos brancos que ajudam a combater infecções) por todo o corpo, permitindo-lhes identificar e combater melhor ameaças potenciais.
- Relaxe quando puder: o estresse rápido é até bom para o sistema, pois cria um processo inflamatório no corpo, mas quando acontece de forma crônica pode gerar um problema para o sistema imunológico uma vez que fica recorrente.
- Não adie vacinas: Segundo especialistas, os adultos devem se vacinar contra a gripe anualmente (de preferência antes do final de outubro) e também contra a COVID-19, além de perguntarem para seus médicos sobre a necessidade da vacina contra VSR.
Essa atitude deixa o corpo mais preparado para agir caso encontre alguma dessas ameaças, o que diminui as chances de ficar gravemente doente. - Faça avaliação anual da sua saúde: A descoberta de alguma doença na quando se tem um acompanhamento médico ajuda a não deixar o sistema imunológico sobrecarregado.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.