A diabetes é uma doença crônica que, caso não tratada ou cuidada, pode ficar completamente descompensada. As altas taxas de açúcar no sangue alteram os níveis de glicose, portanto, além do tratamento contínuo de medicamentos, deve-se ter uma dieta balanceada que vai controlar a glicemia.
+Pelo de Rato: ANVISA decretou a proibição da venda de 2 molhos de tomate e essa é a situação agora
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com médicos especialistas na doença, existem 5 legumes que são eficazes nos controles dos níveis glicêmicos e que devem entrar no seu cardápio o quanto antes. Dentre eles, a cenoura, o brócolis, a berinjela, a abobrinha e a couve-flor.
Fazer o teste da glicemia diariamente é necessário para saber sobre os níveis e alterações de açúcar no sangue (Foto: Reprodução/ FreePik)
LEIA TAMBÉM!
Agora você precisa conhecer um pouco mais sobre as maravilhas desses 5 legumes e começar a colocá-los nos seus pratos de almoços e jantares o quanto antes. Caso já seja um paciente diabético, saiba que esses legumes vão controlar as taxas de açúcar no sangue, e caso você não tenha a doença, vai prevenir o aparecimento futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Cenoura: O legume é rico em betacaroteno, uma propriedade que ajuda a regular as taxas elevadas de glicemia no sangue. Com propriedade antioxidante, elimina os radicais livres e melhora as células beta pancreáticas.
2. Brócolis: É um legume rico em fibras, essencial para o controle da glicemia por conter sulforafano em sua composição, que é uma propriedade eficaz quando se trata de controlar a resistência insulinica e os níveis glicêmicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cenoura e Brócolis são 2 legumes que controlam níveis de glicose no sangue (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
3. Berinjela: O legume é rico em fontes solúveis, ideal para preparo de bebidas (água de berinjela) que ajuda a reduzir as taxas alteradas de glicose. Com baixo índice glicêmico, ainda é fonte de compostos clorogênicos que regulam o açúcar na corrente sanguínea.
4. Abobrinha: O legume é uma rica fonte em fibras solúveis e que reduz a velocidade da absorção dos alimentos, ou seja, evita os picos descompensados da glicose no sangue.
5. Couve-Flor: Este legume é um riquíssimo complemento aos medicamentos diários para quem tem diabetes, seja de tipo 1 ou 2, ajudando a manter as taxas de açúcar no sangue mais controlados do que nunca.
Berinjela, Abobrinha e Couve-flor são estrelas quando o assunto é controlar a diabetes e prevenir surgimento da doença (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)
Qual legume o diabético não pode comer?
As pessoas com diabetes de tipo 1 ou 2 podem comer todos os tipos de legumes – sem restrições- em suas dietas. Um dos alimentos que eles devem evitar ao máximo, são as batatas, por conter altos indíces glicêmicos em sua composição.