Dia das mães chegando, mas não compre nada sem antes ver um recurso concedido pelo Procon para te ajudar
10/05/2023 às 10h49
O órgão forneceu uma cartilha para ajudar os consumidores a economizar e evitar problemas nessa data festiva
O Procon do Rio de Janeiro lançou uma cartilha com dicas para os consumidores que vão às compras nesse dia das mães, que cai nesse domingo (14).
+Ator da Globo precisou ser amarrado após surtar e tentar beijar Pelé dentro de um avião
Trata-se de um manual com dicas de como economizar e se prevenir de golpes aplicados nessas datas comemorativas, que dão muita dor de cabeça para as pessoas que realizam as compras.
O objetivo é trazer algumas informações do Código de defesa do consumidor, alerta dos golpes mais utilizados e dicas de economia.
Uma das primeiras dicas que a cartilha divide com os consumidores fala sobre a importância da pesquisa de preço antes da realização da compra.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Existem alguns sites que ajudam nessa atividade, como é o caso do Zoom e do Buscapé, que realiza uma pesquisa sobre o produto escolhido e compara os preços para o comprador.
Sobre a troca ou devolução dos produtos, o manual pede para o comprador se atentar nas condições das lojas, porém, no caso de compra pela internet ou telefone, o consumidor pode devolver o produto em 7 dias a contar da chegada do objeto, sem precisar se justificar.
Atenção com os golpes
Com o aumento das compras principalmente por datas comemorativas, os golpes que já são frequentes no nosso dia a dia, aumentam e o Procon alerta sobre alguns no informativo.
O primeiro deles é o das “ofertas especiais”: golpistas utilizam dessas datas para oferecerem produtos por preços muito abaixo da média e após o pagamento, nada chega ao comprador. Desconfie de preços bons demais.
GOLPE DO BRINDE: Os golpistas entram em contato com as pessoas informando que têm um brinde especial de dia das Mães. Em seguida, eles vão ao endereço e entregam uma flor, chocolate, brinde, mas querem cobrar o frete até o local.
Eles levam uma maquina de cartão com o visor quebrado ou embaçado e quando a pessoa coloca a senha, o valor sacado é bem maior do que o falado para ela. Fique atento!
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.