Detran faz comunicado que provoca terror nos motoristas: Saiba quem corre o risco de ter a CNH cassada
26/11/2023 às 9h00

A CNH é o documento necessário para que os motoristas possam dirigir
Os condutores devem realizar a renovação de sua CNH regularmente. Esse documento atesta que o condutor está habilitado para dirigir seu veículo. As categorias de habilitação passam por diferentes processos de renovação.
Para as categorias C, D e E, por exemplo, é necessário fazer o exame toxicológico, além de outros testes, como o de aptidão física e psicológica.
SAIBA MAIS! Lista de veículos que não precisam de CNH é revelada e condutores estão eufóricos
A realização do exame toxicológico tornou-se obrigatória a partir de 1º de julho de 2023. A lei está incluída no CTB e vale para todos os motoristas com até 70 anos. Eles têm até 28 de dezembro de 2023 para apresentar um exame atualizado de acordo com informações do portal UOL.
Recentemente, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou uma lista contendo os nomes de motoristas sujeitos à suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta informação foi publicada no Diário Oficial, afetando um total de 427 condutores.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Os motoristas podem verificar se seus nomes estão na lista, acessando o Diário Oficial nas páginas 11 e 18. Após a notificação, os condutores têm um prazo de 30 dias para apresentar recurso à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI) do Detran-DF.
Caso não recorram dentro do período estipulado, a penalidade começa a valer em 60 dias. Vale destacar que é apenas o Detran do Distrito Federal que fez essa sinalização.

Detran emite comunicado importante aos motoristas (Foto: Reprodução / Internet)
O QUE LEVA A CASSAÇÃO DA HABILITAÇÃO?
Vários fatores podem resultar na suspensão ou cassação da CNH. Entre os mais comuns estão a recusa em fazer o teste do etilômetro (bafômetro), dirigir sob influência de álcool, realizar manobras perigosas, exceder o limite de velocidade permitido e dirigir motocicleta sem capacete ou transportar passageiro sem o mesmo.
Tais infrações são consideradas graves e implicam riscos tanto para o condutor quanto para outros usuários da via. As consequências para os motoristas que cometem essas infrações variam desde a suspensão temporária até a cassação definitiva da CNH, dependendo da gravidade do ato e do histórico de infrações do motorista.

Guarda de Trânsito multando motorista e solicitando a CNH (Foto: Reprodução / Detran)
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!