Descubra agora se você pode receber uma bolada atrasada do INSS
04/11/2023 às 23h30

Não deixe seu dinheiro para trás: confira se tem direito a valores atrasados do INSS
Certos beneficiários têm a possibilidade de reivindicar valores em atraso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes a benefícios previdenciários cuja análise de concessão ou revisão tenha excedido o prazo estabelecido. Isso permite que os segurados possam requerer os montantes correspondentes ao intervalo de tempo em que houve a demora na resposta por parte do instituto.
+ Hulk explode após expulsão e anuncia que vai deixar o Atlético-MG e o Brasil
Para obter esses pagamentos retroativos, o segurado pode optar por realizar um requerimento administrativo junto ao próprio INSS ou, se necessário, pode recorrer ao sistema judicial para pleitear o seu direito.
No caso de aposentadoria, por exemplo, o cálculo do retroativo é iniciado a partir da Data de Entrada do Requerimento (DER), considerando-se as várias categorias, como aposentadoria por contribuição, por idade ou rural. Para benefícios como o auxílio-doença, considera-se o início da incapacidade ou a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.
Leia também:

Lei anunciada garante liberação de um aumento de 25% na aposentadoria do INSS a lista de beneficiários

Aviso hoje (03/09): INSS comunica nova exigência aos aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do INSS devem ler este aviso sobre a prova de vida hoje (02/09)

Notícia importante sobre o INSS é anunciada (Foto: Reprodução/Internet)
Pedidos na Justiça
Quando o assunto é a judicialização da demanda, é mandatório que primeiro se efetue o pedido administrativo no INSS, seguindo um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso o requerente obtenha uma decisão favorável em juízo, ele poderá receber os valores em atraso desde a DER ou até mesmo retroativos a cinco anos antes da data do pedido de revisão.
+ Veja AGORA o cronograma de pagamentos do BOLSA FAMÍLIA de novembro
O método de pagamento desses atrasados é definido pelo valor devido. Valores até 60 salários mínimos são pagos por meio de Requisição de Pequeno Valor (RPV). Contudo, se o montante exceder esse limite, o pagamento é realizado por meio de precatórios, que são quitados anualmente.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.