Descubra como se livrar das dívidas de bancos como Caixa, Bradesco, Itaú e outros

24/07/2023 às 21h35

Por: Bruno Silva
Logos dos principais bancos do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)
Logos dos principais bancos do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Em breve você poderá se livrar de dívidas com bancos

A inadimplência é um problema muito grave no Brasil, e atinge mais de 71 milhões de pessoas em todo o país. Para ajudar essas pessoas e aumentar o número de cidadãos no azul, o governo federal anunciou a criação do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.

Por meio dele o consumidor poderá renegociar os débitos com bancos como Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco e outros. Além dos grandes bancos, também é possível quitar cobranças de instituições menores, a exemplo do C6 Bank, Neon, PagBank e Banco Pan.

O processo é simples, fácil e digital, tudo por meio de uma plataforma exclusiva criada pelo governo. Antes do lançamento da plataforma, é realizado um leilão de dívidas para que os credores possam se mostrar interessados em participar. A empresa que oferecer os maiores descontos aos clientes poderá participar do programa e terá os contratos garantidos com recursos do Tesouro Nacional.

+ Caixa anuncia data e valor de saque extraordinário do FGTS e revelação faz brasileiros enlouquecerem

De acordo com as regras publicadas no Diário Oficial da União, as credoras que desejam participar do Desenrola deverão perdoar dívidas de até 100 reais antes de qualquer coisa. Assim, cerca de 1,5 milhão de brasileiros que devem valores baixos, vão ficar livres de vez da cobrança.

LEIA TAMBÉM:

Já os demais débitos vão ser separados em duas faixas, cada uma com regras e vantagens exclusivas.

Na Faixa 1: As pessoas com renda de até dois salários mínimos ou que são inscritas no Cadastro Único, vão poder negociar débitos de 5 mil contraídos entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Dívidas com garantia real, de crédito rural, de financiamento imobiliário e operações com funding ou risco de terceiros não vão entrar no programa.

A taxa de juros vai ser de 1,99% com parcelamento de até 60 vezes e parcela mínima no valor de 50 reais. O Cliente terá a carência de 30 dias a 59 dias. Os pagamentos das parcelas vão poder ser feitos via Pix, débito em conta ou boleto bancário.

Na Faixa 2: O segundo grupo inclui pessoas com renda de até 20 mil reais, e dívidas ativas inscritas até 31 de dezembro de 2022. Os contratos dessa faixa não terão garantia do governo, porém, será possível parcelas os valores com prazo mínimo de 12 meses.

+ Homem abandona mulher durante o parto e motivo gera grande revolta

Além disso, a negociação pode ser realizada diretamente com o banco credor, que ganhará incentivos para oferecer descontos e condições vantajosas.

Neste mês de julho, o governo iniciou a fase de cadastro de credores interessados em participar do Desenrola Brasil. A partir do próximo mês, está prevista a realização dos leilões de descontos para selecionar as empresas que vão participar.

A expectativa do governo é que no mês de setembro a plataforma de negociação já esteja pronta e as operações comecem, assim, beneficiando cerca de 70 milhões de pessoas com o nome sujo.

Dívida desenrola: Bancos irão suspender todas as suas atividades essa semana (Foto: Reprodução)

Principais bancos do Brasil (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.