Saiba quais são os 7 alimentos anti-inflamatórios para diminuir a barriga!
03/04/2024 às 18h29
Com o passar dos feriados, após o consumo excessivo de comidas mais gordurosas e pesadas como o chocolate, por exemplo, com a chegada da Páscoa, pode acabar gerando alguns desconfortos no nosso corpo, principalmente o inchaço da barriga e o desconforto na região do abdômen. Contudo, é muito possível melhorar os sintomas com alimentos específicos que auxiliam a desinchar e diminuir a barriga.
Segundo a nutricionista Ramiele Calmon, em uma entrevista cedida à CNN, o excesso de consumo do chocolate durante a Páscoa pode acabar gerando um processo inflamatório por conta de muitas questões, principalmente o alto nível de açúcar e conservantes que possuem no alimento.
Como uma consequência disso, os níveis de glicose no sangue podem acabar aumentando, gerando uma inflamação dentro do organismo. Inclusive, o desequilíbrio nutricional auxilia a aumentar a inflamação no intestino e diminuir a absorção de nutrientes.
Com isso, fique sabendo de 7 alimentos muito importantes para ajudar a desinchar e reduzir a barriga após os “danos” que as guloseimas consumidas durante a Páscoa trouxeram, de acordo com a profissional Ramiele:
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Suco e chás verdes
Ramiele indica que sucos e chás verdes são muito ricos em catequinas, que se tratam de nutrientes de alta ação oxidante que auxiliam na redução do processo inflamatório e ajuda a proteger as células do “estresse oxidativo” que ocorreu após o período da Páscoa.
Azeite de oliva extravirgem
De acordo com a nutricionista, o azeite de oliva extravirgem é fonte de gorduras monossaturadas, além de possuir uma ação antioxidante. Inclusive, possui altas propriedades anti-inflamatórias.
Cúrcuma
A cúrcuma, que é um dos alimentos importantes para o processo de desintoxicação do organismo, possui a curcumina, que é um composto ativo crucial que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando na redução da inflamação do organismo gerada por doenças relacionadas aos processos inflamatórios crônicos, como explicou a profissional de saúde.
Gengibre
Ramiele ainda explica que o gengibre também é muito bom para desinflamar o corpo, já que possui a substância gingerol, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ela também relata que o gengibre é capaz de reduzir a inflamação do corpo, sendo também muito bom para aliviar dores articulares, musculares e inflamação no intestino.
Folhosos verde-escuros
Segundo a profissional, couve, espinafre, chicória, acelga e rúcula são muito ricos em sulforafano, possuindo propriedades anti-inflamatórias. Ela explica que é ideal colocar tais alimentos em sua rotina para que haja o processo de desinflamação no organismo.
Conheça os alimentos que são ricos em vitamina E e que ajudam a rejuvenescer pele
Oleaginosas
As oleaginosas, principalmente nozes e amêndoas, são fontes de gorduras saudáveis para o nosso corpo, contendo ácidos graxos de ômega 3 e vitamina E. A profissional explica que essas substâncias diminuem a inflamação do organismo também.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, principalmente blueberry, goodbarry, framboesa e mirtilo, possuem ação antioxidante, antocianinas e flavonoides que ajudam a combater a inflamação do corpo e diminuem o “estresse oxidativo”, como conclui Ramiele.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.