Melhor notícia é confirmada: Desconto na conta de luz para este grupo de brasileiros já está em vigor
21/10/2023 às 17h14
É possível ter desconto na conta de luz
O aumento da conta de luz pode ser motivo de preocupação para milhares de brasileiros, já que impacta diretamente no orçamento das famílias e o custo de vida.
Afinal, seja no frio onde usamos com maior frequência aquecedores e chuveiros elétricos ou no calor, onde o uso do ar-condicionado e do ventilador é mais frequente. Fora isso, o consumo com geladeira e máquina de lavar também contribui para um maior consumo de energia elétrica, por exemplo.
SAIBA MAIS! Novo golpe do PIX provoca pânico em usuários ao fazer a ‘limpa’ nas contas bancárias
Acontece que o Governo Federal conta com um programa chamado Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece descontos expressivos na conta de luz para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais.
O objetivo dessa medida é assegurar que todos os brasileiros tenham acesso à energia elétrica, reduzindo o impacto financeiro nas vidas das famílias mais vulneráveis.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Os inscritos no CadÚnico que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa em sua família têm direito a essa tarifa especial.
Trata-se de uma oportunidade excepcional para aliviar o peso das despesas da conta de luz, que frequentemente tem um peso significativo no orçamento das famílias de baixa renda.
COMO CONSEGUIR O DESCONTO?
Importante destacar que a Tarifa Social de Energia Elétrica também é aplicável às famílias que incluem membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que possuem renda per capita de até 1/4 do salário mínimo.
A adesão à Tarifa Social é um processo simples e rápido. Basta procurar a distribuidora de energia elétrica de sua região, apresentar o cartão do CadÚnico e os documentos pessoais de todos os membros da família
Após a análise e aprovação, o desconto será aplicado na próxima fatura. Vale destacar que o desconto não se aplica apenas ao consumo de energia elétrica, mas também à taxa de iluminação pública, muitas vezes responsável por uma parcela considerável da conta de luz.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!