Muitos idosos brasileiros têm denunciado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que seus benefícios estão sofrendo descontos indevidos no contracheque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estes casos estão repercutindo em todo o Brasil, principalmente em municípios pequenos do interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul, por exemplo.
+Não concorda com a MULTA DE TRÂNSITO recebida? Saiba em quais casos se pode RECORRER ou até ANULAR
Os descontos indevidos do INSS já somam mais de 130 mil denúncias, e todas elas, em referência a empréstimos consignados onde as parcelas estão sendo descontadas sem autorização dos idosos.
LEIA TAMBÉM!
Descontos indevidos nas aposentadorias de Idosos têm soluções pelo INSS (Foto: Reprodução/ FreePik)
Aposentados e pensionistas que recebem os valores do INSS mensalmente, estão correndo atrás de seus direitos por conta destes descontos não autorizados. Com isso, o órgão ofereceu soluções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas associações, apontadas comos intermediárias por empréstimos consignados aos idosos, estão cobrando algumas mensalidades no contracheque dos aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estes alegam que não autorizaram tais descontos e outros até desconhecem os empréstimos. O INSS, por sua vez, divulgou algumas dicas úteis para que os idosos confrontem nesses casos.
Aplicativo Meu INSS têm soluções para descontos indevidos na aposentadoria de Idosos (Foto: Reprodução/ Internet)
O INSS, sabendo das denúncias, fortaleceu todas as regulamentações em relação a descontos em benefícios, portanto, agora é possível que os segurados que recebem mensalmente suas aposentadorias e pensões, possam bloquear ou eliminar os descontos de mensalidades do contracheque.
Tudo isso é oferecido pelo órgão através do aplicativo Meu INSS (disponível para baixar nas lojas virtuais de aparelhos móveis, sejam Android ou iOS).
+Agora é oficial: Grande VITÓRIA do INSS chega nesta SEGUNDA (08/04) com + de 10 presentões a aposentados
O INSS ainda pede que os beneficiários verifiquem sempre o contracheque de suas aposentadorias, pensões e auxílio para verificar qualquer irregularidade de descontos, fazendo a denúncia de imeadiato caso seja constatado isso.
INSS alerta idosos para que sempre analisem o contracheque de suas aposentadorias e denunciem irregularidades (Foto: Reprodução/ FreePik)
Caso nada seja resolvido pelo aplicativo ou portal Meu INSS, buque sempre a ajuda profissional de um advogado do ramo previdenciário, para que se entre em ações coletivas contras as tais associações. Isso poderá trazer compensações financeiras às vítimas.
Com que idade pode-se aposentar no Brasil?
Para se aposentar, mulheres devem ter 15 anos de contribuição no INSS e idade mínima de 62 anos. Aos homens, são 20 anos de contribuição e 65 anos de idade mínima para dar entrada na aposentadoria.