Desconto INDEVIDO na aposentadoria dos Idosos: INSS PREVINE segurados AGORA (08) e quais ATITUDES tomar
08/04/2024 às 9h00
Muitos idosos brasileiros têm denunciado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que seus benefícios estão sofrendo descontos indevidos no contracheque.
Estes casos estão repercutindo em todo o Brasil, principalmente em municípios pequenos do interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul, por exemplo.
+Não concorda com a MULTA DE TRÂNSITO recebida? Saiba em quais casos se pode RECORRER ou até ANULAR
Os descontos indevidos do INSS já somam mais de 130 mil denúncias, e todas elas, em referência a empréstimos consignados onde as parcelas estão sendo descontadas sem autorização dos idosos.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Aposentados e pensionistas que recebem os valores do INSS mensalmente, estão correndo atrás de seus direitos por conta destes descontos não autorizados. Com isso, o órgão ofereceu soluções.
Algumas associações, apontadas comos intermediárias por empréstimos consignados aos idosos, estão cobrando algumas mensalidades no contracheque dos aposentados e pensionistas.
Estes alegam que não autorizaram tais descontos e outros até desconhecem os empréstimos. O INSS, por sua vez, divulgou algumas dicas úteis para que os idosos confrontem nesses casos.
O INSS, sabendo das denúncias, fortaleceu todas as regulamentações em relação a descontos em benefícios, portanto, agora é possível que os segurados que recebem mensalmente suas aposentadorias e pensões, possam bloquear ou eliminar os descontos de mensalidades do contracheque.
Tudo isso é oferecido pelo órgão através do aplicativo Meu INSS (disponível para baixar nas lojas virtuais de aparelhos móveis, sejam Android ou iOS).
+Agora é oficial: Grande VITÓRIA do INSS chega nesta SEGUNDA (08/04) com + de 10 presentões a aposentados
O INSS ainda pede que os beneficiários verifiquem sempre o contracheque de suas aposentadorias, pensões e auxílio para verificar qualquer irregularidade de descontos, fazendo a denúncia de imeadiato caso seja constatado isso.
Caso nada seja resolvido pelo aplicativo ou portal Meu INSS, buque sempre a ajuda profissional de um advogado do ramo previdenciário, para que se entre em ações coletivas contras as tais associações. Isso poderá trazer compensações financeiras às vítimas.
Com que idade pode-se aposentar no Brasil?
Para se aposentar, mulheres devem ter 15 anos de contribuição no INSS e idade mínima de 62 anos. Aos homens, são 20 anos de contribuição e 65 anos de idade mínima para dar entrada na aposentadoria.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.