Contas a pagar sempre dá dor de cabeça
Faturas dos cartões de crédito, conta de luz, água, telefone, internet, IPTU, IPVA, entre outros… São inúmeros os compromissos financeiros dos brasileiros. Porém, em alguns casos é possível aproveitar benefícios incríveis.
Para quem não sabe, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um imposto de arrecadação de recursos financeiros para os municípios e uma das contas que deixam os brasileiros em pânico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! 14º salário do INSS deixa aposentados e pensionistas em polvorosa: Saiba todos os detalhes
O fato é que, conforme foi noticiado, uma parcela específica da população pode pedir a isenção da taxa a partir do ano que vem, mas é bom buscar isso com antecedência de acordo com informações divulgadas pelo portal Brasil de Fato.
O grupo específico que poderá solicitar a isenção são os aposentados e pensionistas que tenham mais de 60 anos de idade. A solicitação precisa ser realizada até o final do ano, mas é necessário cumprir algumas exigências.
LEIA TAMBÉM!
- O imóvel tem que ter até 120 metros quadrados;
- O idoso deve ser aposentado ou pensionista, e receber até dois salários mínimos mensais;
- O mesmo deve utilizar o imóvel como sendo sua residência, e de sua família, e não pode ser proprietário de outro imóvel;
A solicitação pode ser feita no site oficial da prefeitura de seu município. O importante é não esquecer o prazo, que é até o final de 2023, para ter a isenção do IPTU em 2024.
Programa permite desconto de até 100% no IPTU (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DESCONTO NA CONTA DE LUZ?
Enquanto isso, o Governo Federal brasileiro está oferecendo uma iniciativa para aliviar o sufoco financeiro das contas de energia elétrica para as famílias de baixa renda.
Este programa, chamado de Tarifa Social da Energia Elétrica (TSEE), foi estabelecido originalmente em 2002 e devidamente regulamentado em 2011. Ele tem como objetivo reduzir ou até eliminar completamente os custos da conta de luz para esses grupos econômicos vulneráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa é especialmente destinado a famílias de baixa renda, idosos com mais de 65 anos, pessoas com deficiência recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e aqueles que têm necessidades médicas que requerem o uso de equipamentos elétricos.
Além disso, famílias cadastradas no programa Bolsa Família e no Cadastro Único podem também ser beneficiadas. Para participar deste programa, os interessados devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de acordo com informações do portal UOL Economia.
É necessário levar documentos como CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda, se disponível. Após a análise e aprovação do cadastro, os beneficiários serão notificados por correspondência e poderão começar a aproveitar os benefícios de ter a conta de luz com um descontão.
Programa do Governo permite desconto na conta de luz dos brasileiros (Foto: Reprodução / Internet)