Demissão em massa: 35 mil pessoas devem ser demitidas de grandes empresas espalhadas pelo Brasil
05/04/2024 às 13h04
Grandes empresas, conhecidas nacionalmente, estão fechando as suas lojas em todo o Brasil
Várias empresas do varejo encontram-se anunciando o fechamento de algumas de suas lojas em todo o país. Entre elas, grandes marcas já fecharam mais de 750 lojas, são elas Carrefour, Dia, Casas Bahia, Americanas e Marisa. Com o encerramento das atividades dessas lojas, o estimado é que novas demissões em massa comecem a acontecer nos próximos meses.
De acordo com as estimativas do comércio, serão cerca de 35 mil funcionários que irão perder os seus empregos. E um dos casos de maior notoriedade no país é o das lojas Americanas. A mesma encontra-se em recuperação judicial desde janeiro do ano passado e desde então a empresa já fechou 152 lojas, conforme apresentado nos documentos da Americanas. No período entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, 10.435 funcionários foram demitidos.
+ Fique em alerta: essas são as principais mudanças nas leis de trânsito para este ano de 2024
Na semana passada, a Marisa confirmou o fechamento de 91 lojas em 2023. O dado foi confirmado com a divulgação prévia do balando da empresa. De acordo com informações liberadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as demissões apenas pela Marisa podem chegar aos 2,4 mil funcionários.
No mês de fevereiro deste ano, o Carrefour anunciou o fechamento de 123 estabelecimentos. Desse total, 94 são lojas da rede Todo Dia e outras 13 das marcas Nacional e Bom Preço. De acordo com dados levantados pela SBVC, a rede de hipermercados poderá chegar a demitir 12,5 mil funcionários.
LEIA TAMBÉM:
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
+ Veja como solicitar o novo cartão do Caixa Tem e quais são os benefícios que ele oferece
E no mesmo ramo, a rede Dia também entrou em recuperação judicial. Como uma das medias de contenção de danos, a rede acabou fechando 347 lojas e 3 centros de distribuição. Ao todo, a empresa conta atualmente com 587 pontos de vendas em todo o país.
A crise financeira está ocorrendo até mesmo em grandes empresas reconhecidas no país. Como é o caso da Casas Bahia, que está operando em prejuízo há cerca de 2 anos. No ano de 2023, 55 pontos de venda foram encerrados, resultando na demissão de 8,6 mil funcionários entre os meses de dezembro de 2022 e dezembro de 2023.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.