PUBLICIDADE

INSS

E agora? Decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários aflitos; confira o que mudou

10/07/2024 às 15:00

Decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários aflitos (Foto: depositphotos)
Decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários aflitos (Foto: depositphotos)

Embora seja um programa bastante conhecido, nem todo mundo sabe que o NIS é um número de 11 dígitos criado pela Caixa Econômica Federal que serve para pagamentos de benefícios sociais fornecidos pelo Governo Federal. Além disso, ele também garante direitos trabalhistas e previdenciários, como o INSS. Sendo assim, uma nova mudança foi aprovada envolvendo a idade mínima da aposentadoria e a possibilidade de se aposentar antes do previsto.

Novas regras para a idade mínimo para a aposentaria do INSS

Ainda que nem todo mundo saiba, um dos caminhos para se aposentar aos 50 anos é por meio da transição de pontos. Nesse caso, é necessário calcular a pontuação de acordo com a regra de transição por pontos. Os requisitos para homens e mulheres são:

Mulheres +40! Esses 4 cortes de cabelo te ajudarão a rejuvenescer do dia para noite

  • Homens: 101 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 91 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição.

É importante entender que, a pontuação é obtida pela soma da idade com o tempo de contribuição. No entanto, é crucial explicar que mesmo atingindo o tempo mínimo de contribuição exigido pelo governo, é preciso ter uma idade superior a 50 anos, o que pode tornar essa opção desafiadora para muitos brasileiros.

Aposentadoria do INSS sofre mudanças e beneficiários do governo se surpreendem (Foto: Reprodução/Montagem)
Aposentadoria do INSS sofre mudanças e beneficiários do governo se surpreendem (Foto: Reprodução/Montagem)

Conheça as listas de modelos de carros populares que ficaram + baratos com o corte de tributos do governo em 2024

Veja também

Outra possibilidade de se aposentar mais cedo pelo INSS é por tempo de contribuição. Entretanto, os requisitos mudaram um pouco em 2024, para essa modalidade e agora eles são:

  • Homens: 63 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 58 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição.

Por último, de acordo com as novidades do governo, aqueles que já tinham 30 anos de contribuição na data da Reforma da Previdência ainda podem conseguir a tão sonhada aposentadoria por tempo de contribuição, desde que tenham começado a contribuir para o INSS aos 15 anos.

INSS estabelece idade mínima para conceder aposentadoria mais cedo (Foto: Reprodução/Internet)
INSS estabelece idade mínima para conceder aposentadoria mais cedo (Foto: Reprodução/Internet)

Atenção! Nova lei do Bolsa Família entra em ação e beneficiários são pegos de surpresa com novidade

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite