Cure na hora azia e indigestão com esse tempero

18/12/2023 às 19h52

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Indigestão pode ser curada pelo tempero (Foto: Reprodução)

Recentemente, uma pesquisa científica ressaltou a efetividade da cúrcuma, conhecida por colorir o popular curry, no tratamento de problemas digestivos como indigestão e azia. O potencial desse tempero foi até comparado com medicamentos convencionais. Em outras partes do mundo é um condimento caro, mas no Brasil é super acessível.

O estudo, divulgado na publicação BMJ Evidence-Based Medicine, foi liderado pelo professor Krit Pongpirul, da Escola de Medicina da Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia. Ele indica que a cúrcuma pode se tornar mais uma ferramenta para profissionais de saúde no enfrentamento da indigestão.

O uso de condimentos na culinária é uma prática presente em várias culturas pelo mundo, seja para dar sabor às preparações ou para usufruir de seus benefícios à saúde.

A cúrcuma, derivada da raiz da planta Curcuma longa, é há muito tempo empregada como remédio natural em países do sudeste asiático. Uma substância encontrada na cúrcuma, com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, demonstrou eficácia comparável ao omeprazol, um remédio que reduz a produção de ácido no estômago.

ESPORTE Felipe Melo desarma adversário, salva o Fluminense e torcida delira com veterano (aaronturatv.com.br)

LEIA TAMBÉM:

Potencial do tempero contra a indigestão:

A equipe de Pongpirul recrutou 206 pacientes com histórico de indigestão, com idades entre 18 e 70 anos. Eles foram divididos em três grupos de tratamento e acompanhados por 28 dias.

Cúrcuma longa (açafrão-da-terra) (Foto: Reprodução)

Cúrcuma longa (açafrão-da-terra) (Foto: Reprodução)

O primeiro grupo recebeu apenas cúrcuma, o segundo foi tratado com omeprazol, e o terceiro recebeu uma combinação de cúrcuma e omeprazol.

Ao término do estudo, notou-se uma significativa redução na gravidade dos sintomas, medida pela pontuação de avaliação da dispepsia (SODA), em todos os grupos de tratamento. Segundo Pongpirul, não houve efeitos colaterais graves, embora alguns usuários de cúrcuma tenham apresentado problemas na função hepática.

Conclusões A pesquisa sugere que a cúrcuma pode se tornar uma opção de tratamento para problemas de digestão, embora o estudo tenha limitações de tamanho e falte acompanhamento a longo prazo. “O estudo randomizado e controlado multicêntrico oferece evidências robustas para tratar a dispepsia funcional. As descobertas podem justificar a consideração da curcumina na prática clínica”, explicou o professor, ressaltando também a necessidade de pesquisas mais amplas.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.