Tenha bastante cuidado com esses 2 aplicativos espiões que estão na Play Store
13/02/2024 às 23h27
Tome muito cuidado com os aplicativos espiões no seu celular
Quem usa o Android precisa se atentar a dois aplicativos espiões que foram detectados na search Google Play Store. Os apelidados spywares foram baixados mais de 1,5 milhão de vezes, consoante dados de pesquisadores da Pradeo, especialista em segurança móvel.
Na sua publicação original, foi destacado que o Google já foi alertado em relação a descoberta antes do alerta se tornar público. Mesmo assim, é importante verificar se ele continua instalado em seu aparelho.
A primeira ameaça identificada com mais de 1 milhão de instalações é o aplicativo “Recuperação de arquivos e Recuperação de dados”. O segundo spyware, com 500 mil downloads, é o “File Manager”. De acordo com a publicação no blog da empresa, ambos os aplicativos são do mesmo desenvolvedor.
+ Siga essas 3 dicas para clarear os dentes sem sair de casa
Em suas características, ambos os programas fingiam ser um simples software de gerenciamento de aplicativos. Parecendo uma solução legítima, eles conseguiram induzir os usuários para o seu download.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Contudo, “eles são programados para serem iniciados sem a interação dos usuários e para exfiltrar silenciosamente os dados confidenciais dos usuários para vários servidores maliciosos baseados na China”, isso conforme descrito na publicação original.
E entre os dados roubados, estão:
Lista de contatos dos usuários do próprio dispositivo e de todas as contas conectadas, como e-mail, redes sociais
Mídias presente no aplicativo: Imagens, conteúdo de áudio e vídeo
Localização em tempo real
Código do país móvel
Nome do provedor de rede
Código de rede do provedor de SIM
Número da versão do sistema operacional
Marca e modelo do aparelho
+ Dica de ouro: Coloque um saquinho de chá no vinagre e elimine um problema indesejado da sua casa
No Google Play Store, na sua aba de proteção de dados, os apps diziam não coletar dados dos dispositivos dos usuários, o que acaba sendo uma informação falsa. Eles também diziam que, caso os dados fossem coletados, os usuários não poderiam solicitar que fossem exclusivos, o que é contra a maioria das leis de proteção de dados.
De acordo com uma matéria do The Sun, o Google removeu os aplicativos da Play Store. Então, certifique-se de desinstalar os apps caso baixados.
Também é importante manter o aparelho Android atualizado e instalar programas apenas de desenvolvedores confiáveis. Também certifique-se de chegar informações e avaliações dos aplicativos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.