ALERTA

CRAS emite convocação urgente de CPF final 0 ao 9 e pega beneficiários do Bolsa Família de surpresa

24/08/2024 às 9h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
CRAS e Bolsa Família (Foto: Reprodução / BM&C News)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desempenha um papel crucial na garantia do acesso aos programas sociais e benefícios do Governo Federal

Recentemente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) emitiu uma convocação correspondente aos beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), um registro fundamental para participar de vários programas de assistência social, incluindo o Bolsa Família.

Acontece que o Governo Federal está realizando um pente-fino mais específico no Bolsa Família. Isso porque várias pessoas estão na fila aguardando a concessão do benefício. Isso significa que está sendo solicitado a identificação de possíveis irregularidades para dar oportunidades para quem está na fila e realmente precisa do dinheiro.

De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, os NIS com final 0, 9, 3, 5, 2, 7, 4, 6, 8 e 1 do Bolsa Família estão sendo abordados com uma visita domiciliar que será feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O público alvo são dos grupos 3, 5 e 6 do programa de transferência de renda.

Porém, os demais também podem ser surpreendidos com a visita. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Governo está conduzindo uma atualização cadastral no Bolsa Família. O objetivo é averiguar que apenas as famílias que realmente precisam do benefício tenham acesso aos recursos. Caso seja identificado irregularidades, haverá corte no pagamento.

QUEM DEVE SE CADASTRAR NO CADÚNICO?

O CadÚnico é destinado a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Essa faixa de renda inclui grande parte dos brasileiros de baixa renda, que são pessoas em vulnerabilidade social e depende desses programas sociais para sobreviver.

LEIA TAMBÉM:

O cadastro e a atualização do CadÚnico são feitos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em outros locais escolhidos pela prefeitura de cada município. Esses serviços são de graça e acessíveis a toda a população que precisa recorrer a esses meios.

CRAS está espalhado por todo o Brasil garantindo acesso ao CadÚnico e benefícios sociais (Foto: Reprodução/ Divulgação)

CRAS está espalhado por todo o Brasil garantindo acesso ao CadÚnico e benefícios sociais (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE É PRECISO PARA SER APROVADO NO BOLSA FAMÍLIA?

O Bolsa Família é destinado para famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além de estar inscrito no CadÚnico, a família deverá cumprir algumas regras específicas para permanecer no programa social, sendo elas:

  • Exigência de frequência escolar para crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos;
  • Acompanhamento pré-natal para gestantes;
  • Acompanhamento nutricional das crianças até sete anos;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
Bloqueios surpresa no Bolsa Família: Saiba como reverter essa situação

Cartão do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.