Alerta geral para os brasileiros que colocam CPF na nota; Saiba quais os benefícios e tire suas dúvidas
10/07/2023 às 9h06
A prática de colocar o CPF na nota é comum entre muitos brasileiros, mas alguns ainda possuem dúvidas sobre as vantagens
Os brasileiros que realizam compras no país estão cientes que é possível solicitar a inclusão de seu CPF na nota fiscal do estabelecimento, mas afinal para que serve isso?
O primeiro ponto importante a ser ressaltado é que assim como a empresa não pode se negar a incluir o número de documento na nota fiscal, não é obrigatório fazer. Caso a pessoa não queira fornecer o documento, não precisa.
Outra dúvida frequente é se a prática de inserir o CPF na nota melhora a pontuação do Score do SERASA. Essa pontuação é consultada por empresas e instituições bancárias principalmente na hora de fornecer crédito, financiamento ou empréstimos aos brasileiros.
+DICA às donas de casa: Usar SACOLA PLÁSTICA na VASSOURA é o segredo que você precisa SABER
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Vale ressaltar que essa pontuação vai de 0 a 1000, sendo que quanto maior mais bem avaliada a pessoa é. Porém não é verdadeira a afirmação sobre a inserção do número do documento na nota fiscal aumenta a pontuação.
Na verdade para realizar esse levantamento, há uma avaliação do Seresa sobre a vida financeira da pessoas, que se resume em pagamento em dia de seus compromissos financeiros e quitação de dívidas.
Vantagens do CPF na nota
Pedindo para os estabelecimentos adicionarem o CPF na nota o brasileiro ajuda o Governo Federal a ter mais controle sobre os impostos de circulação de bens e serviços, deixando mais difícil a prática de sonegação fiscal.
+“Não tem chororô nem mimimi aqui”; alfineta Braz ao expor lance do Palmeiras e cobrança à CBF
Além disso, o Governo Federal e Estadual promove uma série de sorteios para incentivar os cidadãos a sempre pedir que o número do documento seja adicionado na nota fiscal.
Como por exemplo no Paraná, onde essa prática permite a recarga de celular e sorteio de prêmios, que podem ser até em dinheiro, mas outros estados do país também promove campanhas nesse sentido.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.