Esclareceu: Comunicado explica dúvida das pessoas sobre colocar o CPF na nota; Entenda o que aconteceu
22/06/2023 às 11h17
O Serasa decidiu se manifestar à respeito de uma dúvida que atinge os brasileiros sobre colocar o número do documento após fazer compras
Colocar o CPF na nota sempre gerou uma dúvida nos consumidores no país. Nesse sentido, o Serasa resolveu esclarecer pelo menos uma delas.
+Deborah Secco faz confissão enquanto luta contra doença incurável: “Danifica muito”
Um dos principais questões é se ao colocar o número do documento na nota fiscal do estabelecimento ajuda a aumentar os pontos do score.
O Score é uma pontuação que vai de 0 à 1000 e quanto mais pontos a pessoa tiver, melhor crédito ela tem no mercado, podendo conseguir melhores condições em cartão de crédito e financiamentos.
Segundo o Serasa, colocar o CPF na nota não aumenta a pontuação no Score, pois para fazer esse levantamento é levado em conta o volume de compras, o histórico de pagamento e o relacionamento com as instituições financeiras.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+CAIXA TEM faz liberação de SAQUE no valor de R$ 750 para brasileiros inscritos EM DIA no CadÚnico
A empresa diz que esse mito pode ter sido associado ao volume de compras, mas não é pelo CPF na nota que é medida a pontuação.
Vale a pena colocar o CPF na nota?
Essa também é uma dúvida de muitas pessoas. Apesar de não ter relação com a pontuação do Score, colocar o número do documento na nota fiscal tem algumas vantagens.
A primeira vantagem é ter a comprovação da compra, ajuda na hora de conseguir a garantia ou troca de produtos.
Alguns estabelecimentos oferecem vantagens e descontos às pessoas que colocam CPF na nota através de seus programas de fidelidade.
Alguns Estados e Municípios oferecem prêmios ou até mesmo sorteio de dinheiro para incentivar os consumidores a incluírem o documento na nota fiscal.
E também, ao solicitar o CPF na nota, o consumidor acaba ajudando a combater o crime de sonegação fiscal, contribuindo para a melhor arrecadação do fisco brasileiro.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.