Surpresa! Conta de luz terá redução garantida para este grupo de consumidores

29/06/2023 às 20h30

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Conta de luz (Foto: Reprodução/ Internet)

No Estado de São Paulo, uma ótima notícia é que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma redução significativa na conta de luz para os consumidores atendidos pela Enel SP, Energisa Tocantins e Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), no Paraná.

Essa redução entrará em vigor a partir de 29 de junho no Paraná e a partir de 4 de julho em São Paulo e no Tocantins, beneficiando mais de 8,3 milhões de unidades consumidoras nos três estados.

+ Philippe Coutinho está com o caminho livre e deve fechar com clube brasileiro

No Estado de São Paulo, a redução média na conta de luz emitida pela Enel SP será de 2,24%. No entanto, é importante observar que essa redução pode variar de acordo com a categoria de consumo.

Para os consumidores de alta tensão, o reajuste médio será de 6,10%, enquanto para os de baixa tensão será de 0,97%. Já para as residências, a redução será de 0,91%.

LEIA TAMBÉM:

+ Serasa faz alerta sobre o Golpe do Boleto Falso; tome cuidado para não cair nele

No caso da Cocel, empresa que atua em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, a redução média na tarifa será de 3,89%.

No entanto, essa redução beneficiará apenas os clientes de alta tensão, que terão um desconto de 14,42%. Por outro lado, os consumidores de baixa tensão enfrentarão um aumento na conta de luz de 3,70%, e as residências terão um reajuste de 3,45%.

Conta de luz vai ficar mais barata para alguns locais

Conta de luz vai ficar mais barata para alguns locais (Foto: Reprodução)

Medida traz alívio financeiro para consumidores de energia

No Tocantins, a Energisa oferecerá um desconto de aproximadamente 0,31% para os clientes. Assim como em São Paulo, a redução na tarifa também variará de acordo com cada tipo de consumidor, sendo de 0,76% para alta tensão e 0,19% para baixa tensão. Para os consumidores residenciais, a redução será de 0,70%.

+ Nubank anuncia cartão extra para clientes e novidade anima brasileiros; veja detalhes

Vale ressaltar que os valores mencionados são tarifas médias e podem variar em cada caso específico. Essa redução na conta de luz foi possível em parte devido ao uso de crédito tributário de PIS/Cofins, impostos federais aplicados sobre a conta de luz, que totaliza quase R$ 1,8 bilhão e teve um impacto negativo de mais de 8% no cálculo considerado na revisão tarifária.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.