Conta de Luz SEM AUMENTO nesse Estado (18/07) e municípios da mesma região com REDUÇÕES surpreendentes
19/07/2024 às 7h00
A conta de energia elétrica costuma fazer parte do orçamento doméstico e serviço fundamental para a sobrevivência moderna, mas as dinâmicas constantes de mudanças no setor, fazem com que os consumidores se assustem com as altas tarifas na conta de luz.
Os novos reajustes nas tarifas de energia elétrica surpreendem. Em junho passado, novos aumentos foram estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em algumas regiões do país, só que os consumidores do estado do Paraná foram ainda mais surpreendidos de outra maneira.
A Aneel analisou dados e tomou uma decisão inusitada: Os residentes do Paraná, atendidos pela Copel, não teriam aumento em suas contas de luz. Lá, a empresa concessionária de energia, surpreendentemente, não cravou os reajustes tarifários nas contas de energia elétrica, isto contrariando o que acontece todos os anos.
A Aneel manteve a tarifa de luz estável, sem qualquer tipo de reajuste positivo ou negativo. A Copel se manifestou sobre a decisão inédita e super positiva, alegando que evitava as flutuações nos preços para não causar prejuízos a empresas no planejamento e na gestão dos custos.
Mesmo assim, os consumidores reclamaram, pois na realidade eles gostariam de uma redução tarifária e não apenas a estabilidade da mesma. Ou seja, a Copel não aumentou e nem diminuiu, bem diferente de outras concessionárias de cidades do mesmo estado brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Municípios variados do Paraná, atendidos por diferentes concessionárias – que não são a Copel – tiveram reduções nas tarifas vantajosas, como por exemplo, as cidades de Campo Largo e Guarapuava com reduções favoráveis de 10,36% e 9,89%, respectivamente.
Por que o custo da energia elétrica aumenta?
As contas de luz elevadas tem uma causa frequente referentre as aplicações de bandeiras tarifárias, um sistema utilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que sinalizar as condições de geração de energia elétrica no país.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.