Conta de luz mais barata? o CadÚnico pode ser a solução

04/08/2023 às 12h25

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
Pessoa acessando o CadÚnico no celular pelo app (Foto: Reprodução/ Internet)

Milhares de famílias no Brasil podem receber o benefício de ter uma conta de luz mais acessível. Essa iniciativa é voltada para famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, mais de 25 milhões de pessoas estão cadastradas no CadÚnico, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo do ministério é incluir pelo menos 450 mil famílias na tarifa social, que proporciona descontos significativos na conta de luz.

Com esse programa, as famílias podem obter um desconto de até 65% em sua conta de luz, válido para todos os municípios brasileiros. Para ter direito ao benefício, é necessário:

  1. Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
  2. Ser idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência, recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
  3. Ser uma família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos e ter um membro com doença ou deficiência.

Para as pessoas com doença ou deficiência, é necessário que o tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso contínuo de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica.

Os descontos são concedidos de acordo com a quantidade de energia consumida, conforme as seguintes faixas de consumo:

  • Consumo mensal de 0 a 30 kWh – desconto de 65%
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – desconto de 40%
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – desconto de 10%
  • Consumo mensal a partir de 221 kWh – sem desconto

Na calada da noite: Vasco acerta com mais um reforço para equipe de Ramón Díaz

LEIA TAMBÉM:

Conta de luz mais barata? o CadÚnico pode ser a solução (Reprodução/Internet)

Conta de luz mais barata? o CadÚnico pode ser a solução (Reprodução/Internet)

Atenção: Caixa Econômica reduz juros tradicional de empréstimo e brasileiros comemoram oportunidade

Além disso, indígenas e quilombolas também têm direito a descontos seguindo uma tabela específica:

  • Consumo mensal de 0 a 50 kWh – desconto de 100%
  • Consumo mensal de 51 kWh a 100 kWh – desconto de 40%
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – desconto de 10%
  • Consumo mensal a partir de 221 kWh – sem desconto

Desde janeiro de 2022, o desconto na conta de luz é aplicado automaticamente para aqueles que estão inscritos no CadÚnico. Caso você seja elegível e ainda não esteja recebendo o desconto, procure a sede local da concessionária de energia em seu estado.

Nesta sexta-feira, 04, o presidente Lula realizará o relançamento do Programa Luz Para Todos, que tem como objetivo levar energia elétrica para as comunidades rurais.

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.