Conta de luz mais barata em novembro e comunicado oficial cai como PRESENTE para grupo de brasileiros
12/11/2023 às 12h45
A conta de luz será mais barata em novembro
Quem nunca levou um susto com o valor da conta de luz? A população reclama, diz que passa mais tempo fora de casa do que dentro, mas a conta não para de subir.
A real é que muitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, especialmente os mais antigos, estão gastando mais energia do que a gente imagina. E aí a conta chega mais alta do que a gente previa.
SAIBA MAIS! Novo benefício de R$ 250 cai como um presente para os brasileiros; saiba se você terá direito
Porém, muitos brasileiros que enfrentaram o apagão em São Paulo na última sexta-feira (3), terão uma boa notícia agora em novembro: a conta de luz terá um abatimento.
A situação afetou vários bairros da cidade, e dois milhões de endereços ficaram sem energia em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, segundo informações do jornal O Globo. Com a falta de luz, solicitações de desconto foram realizadas por consumidores que ficaram mais de quatro horas sem energia elétrica.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Os reembolsos, autorizados pela resolução normativa 1.000, de 2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serão realizados automaticamente em até dois meses após a interrupção que ultrapassou as quatro horas.
“Ultrapassado esse prazo, o consumidor tem o direito de ser ressarcido mediante um desconto na fatura, proporcional ao tempo que ficou sem energia elétrica após o limite estabelecido”, explica Alexandre Ricco, advogado especialista em direito do consumidor.
Ele pontua que deve haver desconto devido à interrupção de energia, independentemente das razões que ocasionaram o corte. A Aneel justificou os transtornos causados pelo “vendaval mais forte dos últimos anos”, que provocou danos severos na rede de distribuição.
TEVE PREJUÍZO: O QUE FAZER?
Para quem teve prejuízos materiais, como aparelhos elétricos danificados, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) orienta buscar reparação junto à concessionária.
O reparo pelo dano elétrico pode ocorrer por meio de alternativas como conserto do produto avariado, substituição por um item equivalente, pagamento do conserto ou ressarcimento do valor total do aparelho. O pedido pode ser feito em até 90 dias após a provável data do dano elétrico.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!