11 maneiras de ECONOMIZAR o uso de ÁGUA na sua casa a partir de agora e evitar SUSTOS na conta mensal

28/06/2024 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Sem susto com a conta de água: Economize de 11 maneiras em sua casa (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

Muito falamos sobre a economia da energia elétrica, mas falamos pouco sobre o consumo da água nos lares brasileiros. Precisamos economizar o serviço público o mais depressa possível para não termos sustos com a conta que chega antes do fim de cada mês.

+É LEI: Aumento no salário dos aposentados do INSS é confirmado e cai como presente hoje (28)

Nesse artigo de utilidade pública, vamos revelar as 11 maneiras de economizar água na sua casa de forma prática e que vai fazer total diferença em menos de um mês no seu orçamento familiar. Leia cada uma delas e tente colocar em prática a maior parte indicada a partir de agora.

+5 DICAS úteis para prevenir a azia e queimação estomacal noturna sem uso de medicamentos

1. Cronometre seu banho: Tomar banho todos os dias é essencial para a higiene e saúde humana, mas um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água. Reduza o tempo para 5 minutos e gaste apenas 45 litros. Banhos mais rápidos de toda a família refletem na conta no fim do mês de maneira positiva.

LEIA TAMBÉM:

Banho rápido, chuveiro desligado para ensaboar, representar economia de água no fim do mês (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

Banho rápido, chuveiro desligado para ensaboar, representar economia de água no fim do mês (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

2. Desligue o Chuveiro: Ao tomar banho e precisar fazer o tratamento dos cabelos, seja com shampoo, condicionadores, máscaras capilares ou simplesmente se ensaboar, desligue seu chuveiro para economizar água durante o processo. Religue apenas para o enxágue.

+Bloqueio nos bancos e salário do INSS: Lei do RG entra em vigor com 3 proibições e brasileiros precisam saber

3. Feche a torneira: Ao escovar os dentes, feche a torneira e não desperdice água. Uma dica é fazer o mesmo se prefere escovar os dentes debaixo do chuveiro. São 12 litros de água gastos, em média, se deixar a torneira ligada enquanto enxágua rosto, mãos ou faz a escovação.

4. Ensaboe as louças: Não deixe a torneira ligada enquanto ensaboa as louças, isso representa um gasto extremo. O recomendado é ensaboar todas as louças, o máximo possível, e depois ligar a torneira só para enxaguar tudo de uma vez. Comece pelos utensílios menos engordurados.

Torneira fechada, ensaboar louças antes de enxaguar e uso consciente da máquina de lavar roupas (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

Torneira fechada, ensaboar louças antes de enxaguar e uso consciente da máquina de lavar roupas (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

5. Limite o uso da máquina de lavar roupas: Para usar o eletrodoméstico, o ideal é utilizá-lo sempre cheio e com ciclos completos de lavagem, mas todos os dias é um gasto de água exponencial e que reflete na conta. A dica é acumular mais roupas para lavar tudo de uma vez e a cada dois dias.

+Receberão 14º salário: A lei histórica colocada em vigor para garantir vitória com abono a trabalhadores

6. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas: Sempre que o eletrodoméstico descarta uma absurda quantidade de água no primeiro ciclo, você pode salvar tudo isso em baldes ou tambores, pois ela está com cheirinho de sabão e amaciante, perfeito para lavar um quintal sujo e pisos, sem precisar gastar mais água ou usar uma mangueira.

7. Não lave sua calçada com mangueira: Usar água de mangueira para lavar uma calçada é uma atitude pouco consciente e pode representar um gasto de até 120 litros. Use a água reservada da máquina de lavar para isso e opte sempre pela boa e velha vassoura para limpar sua calçada.

8. Descarga: Evite usar a descarga a cada xixi que faz, ainda mais pela madrugada. A tampa da privada serve exatamente para as bactérias e odores não alastrarem, dá para acumular um pouco. Economize água da descarga usando uma válvula de duplo acionamento que traz muita economia também na conta.

Evitar uso de mangueiras para lavar calçada e carros é economia garantida na conta de água e atitude consciente (Fotos: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

Evitar uso de mangueiras para lavar calçada e carros é economia garantida na conta de água e atitude consciente (Fotos: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

9. Vazamentos: Caso perceba infiltrações ou vazamentos em seu lar, chame um profissional urgente e conserte isso o quanto antes. Isso pode estar fazendo sua conta de água ficar cada vez mais cara. Se não conseguir achar o vazamento e ver que o relógio medidor está disparado mesmo com todas torneiras fechadas, busque solução com a empresa que distribui água em sua cidade o mais depressa possível.

+Crianças com AUTISMO diagnosticado podem ter direito ao BPC pago pelo INSS? Veja quais as condições (27/06)

10. Feche bem as torneiras: Torneiras pingando podem desperdiçãr até 40 litros de água por dia. Se notar esse problema e por mais que aperte a torneira para fechar e ela siga pingando, troque o quanto antes ela ou peça ajuda a um profissional para o conserto. Caso não tenha dinheiro para isso, coloque um balde ou bacia embaixo da torneira pingando para reaproveitar a água para lavar louças ou limpeza da casa no geral.

11. Lavar o carro sem mangueira: O desperdício de água ao lavar seu automóvel com mangueira todos os finais de semana, pode ficar mais caro do que levar ele a um lava-rápido. Caso prefira por gosto pessoal fazer a lavagem do veículo, opte por usar baldes, pois isto evita o desperdício que uma mangueira ocasiona

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.