Conheça as 13 profissões que serão extintas até 2030
09/11/2023 às 20h47
Esses profissões devem acabar em breve
Até o ano de 2030, existem algumas áreas do mercado que vão ser diretamente afetadas pela existência de inteligência artificial. Então fizemos uma lista de profissões que podem assistir a um forte impacto ou até uma drástica diminuição de oportunidades nos próximos anos, isso pois, a inteligência artificial pode ser encarregada de muitas tarefas que elas fazem.
Veja quais profissões são essas a seguir!
1 – Motoristas de caminhão e entregadores
Com desenvolvimento de veículos autônomos e drones de entrega, o setor de transporte pode passar por mudanças significativas. Por isso, essa é uma das profissões que podem sumir em breve.
2 – Recepcionistas e telefonistas
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Chatbots e assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que pode acabar reduzindo de forma significativa a necessidade de recepcionistas e telefonistas.
+ Boleto bancário deve recuperar terreno em 2024 e pode acabar ameaçando o Pix
3 – Operadores de telemarketing
Com o aumento do uso de chatbots, assim como os recepcionistas e telefonistas, a demanda por operadores de telemarketing pode diminuir.
4 – Repórteres e jornalistas
Com o avanço da IA na geração de conteúdo automatizado, poderá haver um impacto na indústria jornalística, especialmente em tarefas como redação de notícias básicas e relatórios de dados.
5 – Contadores e auditores
Com a automação de tarefas contábeis e o uso de softwares avançados, algumas funções contábeis podem ser substituídas. Esta é uma das profissões que podem sumir com o avanço da inteligência artificial.
6 – Operadores de caixa em lojas físicas
Assim como nos supermercados, a automação de caixas de autoatendimento pode reduzir a demanda por operadores de caixa em lojas físicas.
7 – Operadores de call center
Com a implementação de chatbot e sistemas de atendimento automatizado, a necessidade de operadores de call center é outra profissão que pode ser reduzida.
8 – Arquivistas e bibliotecários
Com a digitalização de documentos e a disponibilidade de informações online, a demanda por arquivistas e bibliotecários tradicionais pode diminuir.
9 – Recepcionistas de hotéis
Com o uso de quiosques de check-in e sistemas de reserva online, a demanda por recepcionista de hotéis pode ser afetada, por isso, essa é outra profissão com risco de extinção.
10 – Operadores de impressão e reprodução
Com o declínio do uso de impressões em papel e a predominância de documentos digitais, a necessidade de operadores de impressão pode acabar diminuindo.
+ Esses são os 7 maiores erros na utilização do ar condicionado
11 – Assistente administrativo
Diante do avanço da automação de tarefas administrativas, como processamento de dados e organização de agendas, a demanda por assistentes administrativos pode ser afetada.
12 – Reparadores de eletrônicos
Com a diminuição de reparação de dispositivos eletrônicos, pelo avanço da tecnologia e ao custo de substituição mais acessível, a demanda por reparadores de eletrônicos pode diminuir.
13 – Operadores de máquinas de fábrica
Com a implementação de sistemas automatizados e robótica avançada, algumas funções desempenhadas por operadores de máquinas em fábricas podem ser substituídas muito em breve.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.