Conheça as 13 profissões que serão extintas até 2030

09/11/2023 às 20h47

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Algumas profissões estão ameaçadas de extinção (imagem Reprodução Internet)

Esses profissões devem acabar em breve

Até o ano de 2030, existem algumas áreas do mercado que vão ser diretamente afetadas pela existência de inteligência artificial. Então fizemos uma lista de profissões que podem assistir a um forte impacto ou até uma drástica diminuição de oportunidades nos próximos anos, isso pois, a inteligência artificial pode ser encarregada de muitas tarefas que elas fazem.

Veja quais profissões são essas a seguir!

1 – Motoristas de caminhão e entregadores

Com desenvolvimento de veículos autônomos e drones de entrega, o setor de transporte pode passar por mudanças significativas. Por isso, essa é uma das profissões que podem sumir em breve.

2 – Recepcionistas e telefonistas

LEIA TAMBÉM:

Chatbots e assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que pode acabar reduzindo de forma significativa a necessidade de recepcionistas e telefonistas.

+ Boleto bancário deve recuperar terreno em 2024 e pode acabar ameaçando o Pix

3 – Operadores de telemarketing

Com o aumento do uso de chatbots, assim como os recepcionistas e telefonistas, a demanda por operadores de telemarketing pode diminuir.

4 – Repórteres e jornalistas

Com o avanço da IA na geração de conteúdo automatizado, poderá haver um impacto na indústria jornalística, especialmente em tarefas como redação de notícias básicas e relatórios de dados.

5 – Contadores e auditores

Com a automação de tarefas contábeis e o uso de softwares avançados, algumas funções contábeis podem ser substituídas. Esta é uma das profissões que podem sumir com o avanço da inteligência artificial.

6 – Operadores de caixa em lojas físicas

Assim como nos supermercados, a automação de caixas de autoatendimento pode reduzir a demanda por operadores de caixa em lojas físicas.

7 – Operadores de call center

Com a implementação de chatbot e sistemas de atendimento automatizado, a necessidade de operadores de call center é outra profissão que pode ser reduzida.

8 – Arquivistas e bibliotecários

Com a digitalização de documentos e a disponibilidade de informações online, a demanda por arquivistas e bibliotecários tradicionais pode diminuir.

9 – Recepcionistas de hotéis

Com o uso de quiosques de check-in e sistemas de reserva online, a demanda por recepcionista de hotéis pode ser afetada, por isso, essa é outra profissão com risco de extinção.

10 – Operadores de impressão e reprodução

Com o declínio do uso de impressões em papel e a predominância de documentos digitais, a necessidade de operadores de impressão pode acabar diminuindo.

+ Esses são os 7 maiores erros na utilização do ar condicionado

11 – Assistente administrativo

Diante do avanço da automação de tarefas administrativas, como processamento de dados e organização de agendas, a demanda por assistentes administrativos pode ser afetada.

12 –  Reparadores de eletrônicos

Com a diminuição de reparação de dispositivos eletrônicos, pelo avanço da tecnologia e ao custo de substituição mais acessível, a demanda por reparadores de eletrônicos pode diminuir.

13 – Operadores de máquinas de fábrica

Com a implementação de sistemas automatizados e robótica avançada, algumas funções desempenhadas por operadores de máquinas em fábricas podem ser substituídas muito em breve.

As profissões que estão dominando o mercado e garantindo altos salários

Profissionais caracterizados de acordo com as suas profissões (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.