Fruta ajuda a controlar pressão alta? Veja como isso pode mudar a sua vida e não sofra mais
05/01/2024 às 13h00
Embora nem todo mundo saiba, a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada de ‘Pressão Arterial‘. A pressão arterial é registrada por dois números, os quais são separados por uma barra (120/80 mmHg) e valores permanentemente elevados de pressão arterial podem indicar um caso de hipertensão, ou seja, pressão alta. Por isso, é importante ficar atento(a), mas não se preocupe, vamos te indicar uma fruta que pode te ajudar: o tomate.
Mito ou verdade: sal ajuda a aliviar sintomas de rinite e sinusite?
Antes de mais nada é importante explicar o primeiro número diz respeito à pressão sistólica, enquanto o segundo se refere à pressão diastólica. A pressão alta é um problema grave de saúde que pode até mesmo levar o indivíduo à morte, sendo assim, é extremamente importante manter os números controlados.
Tomate ajuda a diminuir a pressão alta?
Não sabe como melhorar a sua imunidade? Veja os sucos que podem mudar de vez a sua vida
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
De acordo com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aceita-se como normal para indivíduos adultos, ou seja, com mais de 18 anos de idade, cifras inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica e inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica.
Mourinho nega qualquer contato da CBF para treinar a Seleção Brasileira: “Não falaram comigo”
Um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology, descobriu que a fruta pode ajudar na prevenção e controle da pressão alta. De acordo com o artigo, os tomates são ricos em potássio, um nutriente conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo os efeitos do sódio no organismo. Além disso, desempenha papel fundamental “em alimentações saudáveis para o coração”.
Botafogo entra em ação e avança pela contratação de John, goleiro do Santos
“Eles são uma parte importante de algumas das melhores dietas, incluindo a mediterrânea”, explicou Rosa Maria Lamuela- Raventos, coautora do estudo à Health. A pesquisa usou mais de 7 mil adultos espanhóis com alto risco de doença cardiovasculares. Eles responderam questionários sobre o estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo da fruta.
Os pesquisadores ainda acompanharam a ingestão diária, o que incluía também produtos à base de tomate, como molhos. As porções foram categorizadas em quatro grupos de consumo: mais baixo (44 gramas), intermediário (44 a 82 gramas), intermediário superior (82 a 110 gramas) e mais alto (maior que 110 gramas).
Palmeiras deve anunciar mais um importante reforço, mas precisa resolver pendência às pressas
Uma associação bastante significativa foi observada no grupo de consumo mais alto. Isso porque, quem ingeriu mais a fruta diminuiu o risco de pressão alta em 36%. À Health, o cardiologista da NYU Langone Health, Gregory Katz explicou que há uma “grande quantidade de dados que sugerem que uma maior ingestão de potássio leva à redução da pressão arterial”.
Éverton Ribeiro negocia detalhes finais e acerta tudo com o Bahia, após deixar o Flamengo
É importante destacar, que além do potássio, o portal de saúde explicou que o tomate também é uma boa fonte de licopeno — um carotenóide que apresenta vários benefícios para o sistema cardiovascular, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antiaterogênicos e antiplaquetários. Por isso, a pesquisa mostrou que essas características também conferem ao licopeno propriedades anti-hipertensivas significativas.
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉